quarta-feira, agosto 31, 2011

Então Ricardo (Carvalho)?!!!

Está confirmada a renúncia de Ricardo Carvalho em voltar a jogar por Portugal.
Não entendo, sinceramente não entendo! Arriscaria até dizer quer era o último jogador de quem esperaria tal atitude. Sempre tive a imagem de RC como alguém bastante sereno, calmo, ponderado, respeitador. Dentro e fora de campo, onde sempre passeou classe. Complicado dizer que era o melhor do mundo, mas se não o é, será garantidamente dos 3 melhores.
Ser o melhor ou dos melhores não garante contudo a titularidade forma permanente. Há abaixamentos de forma, há treinos para provar que se merece jogar e há colegas que têm também qualidade e que por vezes merecem ver o esforço recompensado.
Portugal tem neste momento um 3 central com qualidade que dá pelo nome de Bruno Alves, que tem caracteristicas diferentes das de RC e que perante adversários muitos fortes a nivel fisico, acaba por ser mais acutilante que RC.
Paulo Bento ao que parece terá decido dar a titularidade a BA e RC só tinha é de acatar a decisão do seu lider. Mais nada! Fez birra, foi menino e foi se embora.
Ricardo, perdeste a credibilidade e o respeito de muita gente, eu incluido. A não ser que haja alguma coisa que ainda se desconhece, tendo por base aquilo que se sabe, não tens desculpa. Foste tu quem desrespeitaste, treinador, colegas, adeptos. Fica por Madrid e não voltes!

O fecho do mercado de transferências

Termina hoje finalmente o mercado de transferências, o qual promete ser um dia agitado para alguns clubes.
Nos 3 grandes  o Benfica parece ser excepção tendo feito o trabalho de casa antecipadamente, nao estando previstas saídas e sobretudo entradas. O plantel é equilibrado, tem soluções para todas as posições e como tal não há que inventar muito.
No Porto, ainda muito está por definir. No ataque ainda está por encontrar por exemplo um substituto para Falcão (ai se isto fosse com LFV!! O que não diriam de tanta indecisão / incapacidade para negociar  !). Fala-se de Lukaku que viria por empréstimo do Chelsea e espero que não se confirme pois é de facto bom jogador. Bom bom (além de chocolate) era que Hulk saisse! Mas não acredito.
No meio campo fala-se na saída de Guarin. Já que ninguém pega em Fernando e ninguém parece oferecer tanto dinheiro por Moutinho, talvez abdiquem do colombiano (que o ano passado até foi decisivo) pois o Porto como já anteriormente havia dito, precisa desesperadamente de vender jogadores.
Na defesa e como também ninguém pega em Rolando, lá vai Alvaro Pereira (garantidamente abaixo da cláusula de rescisão) o que acaba por ser uma boa noticia.
No Sporting, fala-se na saída de Yannick (um mal amado em Alvalade) por 4,5 milhões por 75-80% do passe o que acaba por ser bom negócio ate porque existem várias opções para os flancos. Entrou Eliaas que acho muito caro (8 milhões) por um jogador que já tendo jogado na europa, será no futuro sempre olhado com desconfiança e portanto de mais dificil valorização para uma venda no futuro.
Aguardemos para ver o que nos espera!

terça-feira, agosto 30, 2011

E ainda dizem que não presta

Tacuaca Cardozo continua a marcar golos como poucos. Ainda foi decisivo em mais uma (dificil) vitória frente ao Nacional da Madeira.
Não é um prodigio técnico nem rápido. Mas a verdade é que marca golos como muito poucos mas nem assim consegue convencer muita (e pouco inteligente) gente que o assobia assim que toca na bola.
Tacuara ignora-os e continua a fazer o que melhor sabes, que é marcar golos!

Força Ricardo Gomes

Ainda há dias mencionava aqui o nome do grande central que foi Ricardo Gomes, o qual ficará para sempre na história do Benfica como um dos melhores jogadores que passaram pelo clube.
Dentro e fora do campo, foi sempre um senhor, respeitado e admirado por todos. Ironia do destino, poucos dias após falarmos nele, surgiu no Domingo a noticia que em pleno jogo Flamengo - Vasco da Gama (clube de origem portuguesa e do qual é treinador) , Ricardo Gomes sofreu um AVC, estando em estado muito critico (foi operado e está em coma).
Ricardo, és grande e vais ultrapassar certamente esta situação e tal como nos tempos de jogador, vais cortar a situação, sair com a bola controlada, cabeça levantada e ainda vais lá à frente marcar um golo e sair com um sorriso.
Força Ricardo!

segunda-feira, agosto 29, 2011

8-2 !!

Hoje em dia marcar 8 golos num único jogo, é muito mas mesmo muito raro.
Marcar 8 ao Arsenal, isso entáo é algo de impensável. Não vi o jogo, mas é algo que faz qualquer futuro opositor abanar. Só de pensar que vamos ter de os apanhar na Champions......

Só 2 golos mal anulados 3 penaltys por marcar??

Na ressaca de mais um resultado negatico (derrota por 3-2 em Alvalade frente ao Maritimo), Godinho Lopes, o Presidente do Sporting, veio afirmar que ficaram por marcar 3 penaltys a favor do Sporting, tenho ainda sido anulados 2 golos, os quais consideram mal invalidados.

Eu quer me parecer que GL é pouco ambicioso. Ao menos que faça como Ricarda Araújo quando fala em 15 a 0. Isso é que é moral! Só 2 golos mal anulados ??? Só 3 penaltys?? Só??!!
Confesso que 1 golo foi mal anulados. O outro não sei onde o desencantou. 3 penaltys? Acho muito pouco??!

Amigo GL, abra os olhos!! E já agora que o faça para olhar para a falta de qualidade dos seus jogadores! Tente finalmente perceber (algo que digo há anos) que Anderson Polga é fraco, fraco, mas mesmo fraco! Ganha uma bola de cabeça em dez. Veja que ele tem pessimo sentido posicional. Veja que não tem agressividade para um central. Veja também que Carriço não vale 1/3 daquilo que dizem que vale. Veja que nunca terá hipotese de ser campeão enquanto o seu avançado titular for Hélder Postiga. Veja que se tem centrais fracos no jogo aéreo, então tem de compensar essa carência com jogadores fortes nesse aspecto mesmo que actuem noutras posições do terreno. Ok, bem sei que isso é trabalho do Domingos! Mas alguém tem de ajudar o homem!

E já agora GL, cale-se um bocadinho!

sexta-feira, agosto 26, 2011

Witsel "já custa 7 milhões!" ???

Este é o titulo do Record. Jornal que toda a gente sabe, que só fala mal do Benfica.
Sinceramente não entendo este titulo. Já custa??? Deviam é dizer só custa!
Vem isto a propósito de o custo inicial ter sido de 6,5 milhões mais claúsulas por objectivos, que poderão chegar a 7,5 milhões. Com a passagem à fase de grupos está agora em 7 milhões.

Mas o que importa ressalvar é que não se pode dizer que já custa x, como se fosse um fardo, um prejuizo, um mau investimento. Witsel tem provado jogo após jogo que é um grandes jogador, diria mesmo jogador de top europeu e que vem trazer a este Benfica novas soluções tácticas. Witsel, joga, faz jogar (Aimar que o diga) e impede que o adversário jogue. É um verdadeiro box to box e que provavelmente não ficará mais do 1 ou 2 anos na Luz.

Um meio campo com Javi Garcia, Witsel e Aimar é um luxo e agora sim é possivel ombrear com os melhores. Importante contudo que Gaitan arrebite e comece a esforçar e deixar a displicência de lado.

Estão de parabéns Luis Filipe Vieira e Rui Costa pela excelente contratação.

quinta-feira, agosto 25, 2011

Sorteio da Champions League

Belo sorteio!
Para o Benfica, o Pote 1 seria sempre algéum dificil e prespectivando uma passagem à fase seguinte é sempre bom ter um muito forte (do género Real Madrid ou Barcelona) pois caso se confirme a passagem, assim já não se pode voltar a defrontá-los de imediato. Calhou o Manchester e sinceramente não metem medo e era bom jogar já contra eles pois estáo cheio de lesões na defesa.
No Pote 2 veio o Basel, equipa das mais acessiveis e num país com muitos emigrantes, numa curta deslocação. É para ganhar em casa e fora.
Do Pote 4, havia que fugir de Dortmund e Nápoles, foi conseguido e calhou o desconhecido Otelul. É de fazer no minimo 4 pontos!
Tudo para passar! Mesmo tudo.

O Porto também não se pode queixar, pois podia ser bem pior (Grupo com Bayern, Villareal, M.City e Nápoles é o grupo da morte!) pois Zenit , Shakhtar e Apoel é um Grupo que permite pensar na passagem.

Referência para o Real Madrid que volta a encontrar o Lyon e que de resto com Ajax e D.Zagreb tem um grupo fácil.

Quando vi calhar Barcelona com Milan, tive a esperança de sair dali um grupo da morte mas tiveram sorte e lá lhe saiu B.Borisov e Plezen.

Espero que Chelsea (com Valência, Leverkusen e Genk) também passe

Lukaku apontado à Luz

Noticias vindas de Inglaterra, apontam o avançado belga Romelu Lukaku, contratado pelo Chelsea ao Anderlecht, como estando  a caminho do Benfica por empréstimo.

Segundo o site Sport 360°, Lukaku, 19 anos, deverá ser cedido até meio da época para poder jogar com regularidade, perfilando-se o Benfica e o Stoke City como potenciais destinos.
Não sei se tem fundo de verdade, mas a ser, constitui uma boa noticia pois é um grande jogador. E vendia se por 3 ou 4 milhões Saviola.

Brilhantes!

E porque o tempo não é muito, dizer apenas que foi uma vitória brilhante, numa das melhor exibições desde a época do titulo /mesmo tendo sofrido o golinho da ordem) e que permitiu a passegem à fase de grupos da Champions.

Jesus voltou e bem e jogar num misto de 4-2-3-1 (com bola) e 4-3-3 (sem bola) permitindo uma maior coesão defensiva pois Witsel é realmente uma máquina e dando maior liberdade a Aimar o qual neste esquema (como sempre disse precisa de ter 2 homens atrás dele) assenta que nem uma luva, pois tem maior liberdade, percorre menos espaços e não se desgastanta tanto. Um só avançado como referência (Cardozo) e 2 homens nas alas, os quais como também defendo deve ser um destro na esquerda e um canhoto na direita.

Benfica forte e que permite ter algumas ambições na prova, assim o sorteio de hoje o ajude. Há coisas obviamente melhorar, sobretudo o entendimento entre Luisão e Garay. Maxi devia descansar uns dias para voltar em força. Gostei de Emerson e temos agora um Guarda Redes (Artur) que realmente vale pontos.

Para hoje é de evitar o M.City do pote 3 e o Dortmund ou Nápoles do pote 4. Do pote 1, gostava de apanhar o Barcelona.

quarta-feira, agosto 24, 2011

O meu 11 de sonho do Benfica

Ao longos dos últimos 20 anos passaram pelo Benfica muitos jogadores de elevada qualidade (também u número considerável sem a minima) que deixaram belas recordações e que se reunidas se tivessem jogados juntos teriam dado um plantel de luxo e capaz de vencer tudo.

A escolha não é fácil e obviamente de cariz altamente subjectivo, mas aqui deixo a minha equipa de sonho:

Michell Preud´homme
Veloso, Mozer Ricardo Gomes, Fábio Coentrão
Jonas Thern
Karel Poborsky, Rui Costa, Di Maria
João Vieira Pinto e Van Hooijdonk

Que equipa!
De fora e num banco alargado ainda teria:
Enke
Gamarra, Aldair, Leo
Paulo Sousa, Valdo, Vitor Paneira, Ramires, Isaias, Mostovoi
Cardozo, Rui Águas

Hoje é 2-1

Jogo decisivo hoje, num jogo que pode marcar uma época.
Acho que ganhamos e chegamos à fase de Grupos da Champions. Obviamente vamos sofrer o golo da praxe mas vencemos por 2-1 com 2 golos de Tacuara Cardozo o qual vai uma vez mais calar a boca aos muitos (e pouco inteligentes) criticos do goleador paraguaio.

segunda-feira, agosto 22, 2011

«Se tivéssemos um Nolito não estaríamos a choramingar"

As palavras não são minhas! São de Dias da Cunha! E esta hein?

Uma dica para os Sportinguistas

Amigos sportinguistas: se querem lutar para ser campeões não podem depender de um ponta de lança como Postiga! Para a Liga Europa ainda vá que não vá, agora para o titulo!?????!!

domingo, agosto 21, 2011

Vice-Campeões do Mundo (Sub-20)

Portugal perdeu esta noite a final do Campeonato do Mundo Sub-20 ao perder por 3-2 (após prolongamento) frente ao Brasil.

"Morreram" à beira da praia, pois estiveram muito perto de conquistar o titulo e nunca ninguém pensou que pudesse chegar tão longe. Fui e sou um critico da gestão do futebol jovem português e de todo o "jogo" de interesses envolvidos e que chegaram a estar bem patentes nesta selecção.

Mas a realidade é que o percurso é notável.  Objectivamente um 2º lugar para um país como o nosso é de facto um resultado excelente. Não considero que sejamos os 2ºs melhores nem de perto nem de longe mas chegámos lá.

Estes sub-20 que podiam muito bem ter ganho a competição fazem me lembrar a Grécia do Euro 2004, a qual venceu a competição, venceu sem o minimo brilho, jogando uma competição sempre numa filosofia defensiva, com pouca qualidade de futebol ofensivo e apostando sempre no erro do adversário. Os nossos sub-20 foram tal e qual os gregos.
Vitórias sofridas quando defrontaram adversários que nos "obrigavam" a ter posse de bola, como foi o caso da Nova Zelândia e Guatemala, e depois perante adversários de igual ou superior valor, Portugal estava como peixe na água. Isto porque ai a estratégia passava por dar a iniciativa de jogo ao adversário, num esquema de jogo assente em 3 médios puramente defensivos (Danilo, Júlio Alves, Pele / Sanã) ficando depois S.Oliveira como 4º médio e o único que sabia o que fazer com a bola e na frente Caetano (Alex jogou mais quando S.Oliveira ficou de fora) e Nélson Olivera. A estratégia basicamente sempre foi a de pressionar forte, defender, defender, recuperar a bola e logo a lançar na esperança que sobretudo Nélson Oliveira a recuperasse. Parecia que estava a ver o Boavista de há uns anos atrás.

O resultado é volto a repetir brilhante ainda que sem o minimo brilho. Há ali matéria prima em 3 ou 4 jogadores que podem um dia chegar à selecção A. Dois se destacam claramente acima dos outros: refiro me a Nuno Reis, que não conhecia, mas que demonstrou uma qualidade, uma classe, muito mas muito acima da média. Joga em antecipação, cabeça levantada, autoritário, bons pés, bom jogo de cabeça, bom sentido posicional. Tem tudo para chegar longe. Depois há Nélson Oliveira, o qual é o craque desta selecção e que não me canso de repetir, que tem tudo para ser jogador de top mundial. Vejo-o jogar e faz me lembrar David Villa. Tem outra estampa fisica, mas o estilo de jogo é muito similar. Precisa de jogar, precisa de oportunidades, de confiança e claro aprender mais, mas só o irá fazer se tiver minutos nas pernas. Oxalá Jorge Jesus não seja tão teimoso.

Referências positivas para Mika, Danilo (este jogador é uma incógnita. Aqui demonstrou valor e sobressaiu pelo seu fisico, mas nos "adultos a sério" não sei se é tudo aquilo que aparentou ser) e Caetano.

Estão de parabéns (incluindo o treinador Ilidio Alves) pelo resultado alcançado ainda que sem brilho. É caso para dizer que os fins justificam os meios. 



sábado, agosto 20, 2011

Entreguem-lhes já a Taça de Campeão

Se na 1ª jornada foi o que foi em termos de arbitragem, ontem então com o inicio da 2ª jornada, mais espeficicamente no Porto-Gil Vicente, penso que ficou tudo dito. 2 jogos, 2 vitórias com penaltys assinalados, ambos duvidosos (garantidamente um lance igual mas tendo como protagonistas Benfica ou Sporting jamais seria assinada grande penalidade) e que tiveram influência no resultado.

Ontem o árbitro a muito custou lá marcou penalty contra o Porto, isto num lance sem a minima dúvida, mas "esqueceu-se" de expulsar Otamendi. Porto com 10 e a história era outra. Mas logo tratou de equilibrar ainda mais as coisas marcando penalty num lance repito no minimo duvidoso. Lá fizeram o 2-1 mas por sim por não havia que controlar a situação. Não estava em casa mas ia a passar num local com tv quando foi assinalada a falta. Assim que vi aquele árbitro tão preocupado em empurrar a barreira do Gil, com tanto tempo para a marcação do livre (demorou uns 2 minutos) e ele a puxar, puxar, desconcentrando toda uma barreira e gr e logo disse ainda antes do remate "olha isto já está lá dentro" e nem me admirava que acabasse por rematar antes do apito.

Tá visto o que vai ser este campeonato. Levam-nos ao colo de inicio, ganham pontos, confiança, prejudicam os outros que vão ficando para trás e o campeonato tá ganho. Claro que depois o fosso vai se cavando porque quem fica para trás perde toda a moral e centra-se nas outras competições  e lá vêm depois com o discurso de "ah ganhámos com 15 ou 20 pontos de avanço e ainda falam de arbitragem".

Assim, sim é motivo para falar porque é realmente vergonhoso. Está na hora de meter um travão nisto! Mais vale dar lhes já a Taça ou deixem nos a jogar sozinhos.

sexta-feira, agosto 19, 2011

Liga Europa " O Verdadeiro Campeonato Português"

Tivemos ontem noite de Liga Europa, que controu com a presença de 4 equipas portuguesas (Sporting, Braga, Guimarães e Nacional).

4 Jogos, 2 fora e outros 2 em casa, tendo-se registado 3 empates e uma derrota (Guimarães). Tudo resultados que até se aceita, mas o que é mais de salientar é que em 4 jogos não foi marcado um único golo pelas equipas nacionais! Zero!!

Circunstâncial?? Não nada disso! Veja se que estas 4 equipas na 1º jornada do campeonato português, apenas marcaram 1 golo na totalidade (Sporting contra Olhanense). As outras 3 (Braga, Guimarães e Nacional) voltaram a ficar em branco.

Em Portugal joga-se muito para o empate, muito na retranca, jogando no erro do adversário. Acho que estamos piores que os italianos. Veja-se também os nossos sub-20 que em 5 jogos marcaram 4 ou 5 golos se não estou em erro, sendo que dois dos adversário davam pelo nome de Nova Zelândia e Guatemala.

Não dá que pensar??

quinta-feira, agosto 18, 2011

Falcão & Presidente Aldrabão



Falcão foi finalmente anunciado como jogador do Atlético de Madrid. Nada de surpreendente pois há já algum tempo que se falava desta possibilidade.

O Porto devido ao forte investimente que já ultrapassava os 40 milhões, precisava urgentemente de vender jogadores e tem feito passar diariamente rumores que apontam para o interesse em vários dos seus jogadores, com valores altissimos em alguns jogadores que nem metade valem. Fala-se de Inter, Juventus e Roma que pagariam 20 a 30 milhoes poe Fernando, novamente Inter e Real com mais 25 a 30 por Guarin, Rolando pelos mesmos valores para meia europa, Sapunaru por 15 para a Lazio, 25 por Alvaro Pereira para Chelsea, Liverpool, B.Munique etc. Depois há Moutinho e uma proposta recusada no valor de 80 (!!!!) milhões por Hulk!!

Pior é que há gente que acredita que isto é verdade e põe no pedestal um mentiroso compulsivo que dá pelo nome de Pinto da Costa o qual do alto da sua vaidade e arrogância afirmava que não vendia abaixo da cláusula de rescisão, não descontando nem um euro!! Dizia-o atirando bocas para LFV e depois viamos imprensa, comentadores, adeptos e outros que tais aproveitar a boleia deste discurso para esfolarem LFV.

Deve haver muita gente cheia de vergonha na cara e PC deveria ser um deles, mas isso é algo que já sabemos que esse senhor não tem. Se houvesse jornalismo sério em Portugal, agora deveria ser bombardeado com as suas declarações anteriores e o que agora fez.

Barcelona 3 Real Madrid 2 - Que jogão!

É mesmo caso para dizer "que jogão!".
Se um Barcelona-Real Madrid por si só quase sempre um belo jogo, então se tivermos em conta que o mesmo tem 5 golos, terminando com um resultado final de 3-2, onde nunca houve mais de um golo de liderança e que o golo da vitória surgiu a apenas 3 minutos do fim, temos então realmente o cenário de um jogão.

O Real entrou em campo sabendo que tinha de marcar para vencer o troféu e como tal ao contrário de anos anteriores Mourinho não escalonou uma equipa em Nou Camp para se limitar a defender. Manteve o esquema habitual e finalmente pôs Coentráo como defesa esquerda que é onde rende muito mais (apesar de ontem ter sentido muitas dificuldades). Falta a meu ver apenas retirar daquela equipa Khedira, jogador que acho mesmo que está a mais e que destoa no meio de tanta qualidade, pois o alemão é de um nivel claramente inferior. Um outro nº8 naquela equipa e o Real fica quase imparável.

Outra coisa que acho que Mourinho devia fazer mais vezes é proceder a trocas ocasionais nos flancos entre Ronaldo e Di Maria (que claramente rende mais na esquerda) até para baralhar as marcações.

O Barça......bem o Barça é o Barça e não há muito a dizer.

Ganharam, mas sinceramente até pelo conjunto da eliminatória o justo era um prolongamento. Só que quem tem Messi arrisca-se a ganhar!

quarta-feira, agosto 17, 2011

Twente 2 Benfica 2 - Quase na Champions

Infelizmenente não me foi possivel assistir ao jogo de ontem. Apenas consegui ver a ultima meia da primeira parte

Não dá por isso para fazer grandes considerações, ficando apenas o registo pela satisfação do resultado, o qual abre boas perspectivas para a 2ª mão (ainda que com algum sabor amargo por mais uma vez terem deixado fugir a vitória) e o agrado por ver Jesus apostar num misto de 4-3-3 (quando sem bola) com 4-2-3-1 (quando com bola) permitindo assim ter por exemplo Aimar mais liberdade para a sua criatividade mas não ficando a equipa tão exposta no plano defensivo. Jogando mais avançado no terreno, até consegue recuperar algumas bolas, como a que esteve na origem do primeiro golo, marcado por Cardozo, o qual deve ter feito muito boa gente ficado embuxada. Espero que de uma vez por todas parem de criticar o Tacuara.

Na 2ª mão é repetir a dose, e com o passar do tempo os holandeses vão dar espaços com fartura e o golo vai surgir.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Calha a Todos (Falcão)

No Benfica muitas foram as criticas devido às declarações de jogadores como Luisão e Fábio Coentrão, os quais assumiram publicamente a vontade de sair para o estrangeiro.
Logo se aproveitaram os opositores de Luis Filipe Vieira para o tanto criticarem, pondo em causa a sua liderança, chegando ao ponto de se dizer que este tipo de declarações não acontece no Porto, pois Pinto da Costa não o permite.
Claro que se fizeram esquecidos quando jogadores como Argel, Paulo Assunção e Adriano disseram e fizeram o que fizeram, e já se esqueceram do que já esta época disseram Fernando (já encostado) e Rolando e ontem Falcão.
Este tipo de tomada de posição acontece a todos (olhem para Fabregas do Arsenal ou para Ronaldo quando estava no Manchester United) mas a critica gratuita dá nisto e tudo serve para atacar (LFV) ou para elogiar (PC).
Não há lider que possa impedir esta tomada de posição, resta é apenas minimizar os estragos.

No presente caso estranho apenas que Falcão tenha aceite renovar o contracto (se o fez por certo houve muito dinheiro como prémio de renovação ou uma qualquer promessa que publicamente não se sabe) e agora queira tanto sair. Só espero que vá e se puder levar Hulk com ele, melhor ainda. Não entendo que vá para um clube como o A.Madrid, mas ele lá saberá. Qualidade tem na de sobra para um clube muito melhor e sabe-se por exemplo que um Arsenal ou um Inter procuram avançados. Será que andam a dormir???

Mais do Mesmo

Novo campeonato e tudo igual!
Benfica desperdiça vantagem no marcador e perde pontos.
Porto ganha de penalty.
Sporting roubado.

Este guião já foi tanta vez visto!

domingo, agosto 14, 2011

Um Empate (2-2) um Teimoso (Jesus) e uma Táctica

O Benfica escorregou logo na primeira jornada, perdendo 2 pontos contra uma equipa que veio da 2ªdivisão e ainda por cima estando a vencer por 2 golos.
 
Inaceitável a meu ver, pois a diferença de qualidade é brutal e um candidatao ao titulo não pode desperdicar uma vantagem de 2-0.
 
Voltanto ao seu esquema mais habitual, com 2 homens na frente, Aimar a 10 e com 2 alas, os velhos hábitos voltaram. Fortes no ataque, criando perigo, mas uma equipa extramente f´ragil defensivamente. Jesus quer apostar no esquema que esteve na origem da sua 1ª época no clube e na qual foi campeão. Se nesse 1º ano tudo foram rosas, já o ano passado foram muitos os espinhos.
 
É contudo importante perceber que o principal problema não reside no 4x1x3x2. Com esse esquema o Benfica jogava e encantava dando origem ao famoso "Rolo Compressor" . Contudo a grande diferença nessa época, é que não estávamos taõ expostos defensivamente pois se na esquerda havia o genial Di Maria, o qual era um autêntico abre-latas, que furava, ganhava espaços para os seus colegas, cravava faltas, fazia assistências como ninguèm, também no lado oposto existia não outro extremoa (como agora o Benfica joga) mas sim um interior direito que fazia as compensações e apoios no centro do terreno ajudando Javi Garcia (pois Aimar ajuda mais com os olhos), equilibrando a equipa em transições defensivas. Esse alguém era Ramires e quando este não estava disponivel, Jesus optava por Ruben Amorim (algo que no aconteceu o ano passado em virtude das muitas lesões e este ano não parece ser opção para o lugar).
Saiu Ramires, e o Benfica (certamente por indicação de Jorge Jesus) não contratou ninguém com aquelas características. O ano passado optou por um jogador como Sálvio e este ano optou por Enzo Perez (que volto a referir que do que vi é muito fraco) e tem agora posto na direita Gaitan.
 
São jogadores completamente diferentes, que gostam é de ter a bola no pé, gostam é de atacar e que tacticamente são muito limitados, ficando a equipa completamente desiquilibrada no plano defensivo. Se a isso aliarmos que o outro médio que joga na zona central do terreno é Pablo Aimar temos então um táctica quase suicida e que tantos desgostos tem causado e vai continar a causar.
 
Sabendo que Jesus não abdica de Aimar, então algo tem de ser feito e isso passa ou por abdicar de um avançado ou então tentar por ali Witsel, que porventura poderia fazer de Ramires.
 
Problema é que Jesus fruto do seu enorme sucesso na 1ª época, ficou com ego do tamanho do mundo e que acha que pode fazer o que quer, exlcuindo jogadores a seu belo prazer (Nuno Gomes foi um bom exemplo) e mesmo jovens com qualidade que merecem oportunidades como Urreta, são literalmemente encostados. Já deu por exemplo perceber que não morre de amores por Nolito e sei perfeitamente que bastará um jogo menos conseguido do espanhol para ir parar ao banco.
 
Depois não mexe na equipa ou quando o faz, fá-lo apenas a 5 minutos do fim. Ainda neste jogo deixou em campo durante os 90 minutos o argentino Jara quando se via que há muito deveria ter saido e não deu oportunidade a Rodrigo Mora.
 
Há muito para falar, muito para fazer e temo que Jesus (de quem sempre fui adepto) não tenha a capacidade e aa humildade de saber mudar o que de mal se vê a léguas.

sexta-feira, agosto 12, 2011

Azia (Gil Vicente 2 Benfica 2)

Acabou agora mesmo o jogo de estreia do campeonato e a desilusão é grande com o empate a 2 golos.
Ainda estou a digerir este péssimo resultado! Só por causa disso vou beber um copo ao Duna Beacho (Festa M80) e amanhã com a cabeça mais a frio falo sobre este jogo.

Boa Sorte Carlos Martins!

Ainda não está confirmado oficialmente, mas tudo indica que Carlos Martins vai sair do Benfica para representar por empréstimo a modesta equipa espanhola do Granada.

A mim só me resta agradecer pelo tempo que passou pelo Benfica e pelo seu contributo para alguns titulos. Tenha pena que saia para tão modesto clube. Merecia e tem qualidade para mais.

Ao contrário do meu amigo Vantunes, nunca o achei um grande, grande jogador. Um bom jogador sim, com qualidade mas nunca aquela coisa de ser quase um fora de série, ou de verdadeiro top. Reunia condições para ser melhor do que aquilo foi (excelente no passe, remate fantástico, raçudo, bom tacticamente) mas além dos habituais problemas fisicos faltava-lhe ali algo mais para realmente estar uns níveis acima.

Boa Sorte!

quinta-feira, agosto 11, 2011

O Sporting

O Sporting ao contrário de anos anteriores, iniciou a época com grandes expectativas.
Quase tudo mudou. Mudou de Direcção, mudou de Treinador, mudou quase radicalmente de plantel.
Com tudo isto mudou também o discurso. Se nos últimos anos o discurso era o dos "coitadinhos" que não tinham meio para discutir o titulo com FC Porto e Benfica, para esta nova época deu-se uma viragem completa ao ponto de um dos elementos da Direcção Leoninia (Carlos Barbosa) ter vindo a público afirmar "daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid. Isso para nós é que vai ser importante. ". Para mim, isto não é confiança, isto é arrogância, ou se preferirem é lirismo.
Uma Direcção composta por 3 ou 4 ex potativos a candidatos à Presidência do Sporting, gente cheia de sede de protagonismo e de vaidade e que só vai atrapalhar o bom trabalho que Luis Duque e Carlos Freitas aparentam estar a realizar.

O investimento foi forte, gastou-se bom dinheiro, não se vendeu ninguém e foram buscar 14 jogadores, sendo que nenhum deles é português, caindo assim pela base aquele discurso já cansativo da formação.

Começou bem a época, com bons resultados no inicio da pré-época onde os indicices fisicos são reduzidos e ainda com alguns jogadores da principais equipas de férias, tenho ganho à Juventus. Era o inicio do euforismo, camisolas a venderem-se em brada, bilhetes de época também com boa saída e tudo apontava para um Sporting mesmo muito forte.

Chegaram os jogos com os espanhois e o templo ruiu. Derrota por 3-0 em casa com o Valência e Alvalade parecia estar em estado de choque e o seu Presidente foi a meu ver fraco, dando um péssimo exemplo, tendo emitido um comunicado na sequência dessa derrota, apresentando uma série de argumentos na tentativa de acalmar os ânimos. Mas porque raio um derrota num jogo de preparação tem de implicar todo este aparato?! Liderança forte Sr. Godinho!! Essas coisas ficam em casa.

Ainda não repostos dessa derrota, novo adversário espanhol, nova derrota, novamente 3 golos sofridos. O que vale é que dessa vez lá marcaram um. Depois veio a Udinese e com ela um empate a 2.

Desta pré-época dá para tirar várias ilações: Começa por perceber defensivamente há muito que trabalhar pois os buracos sao mais que muitos e todos têm responsabilidade. Ainda assim dá para ver que nos centrais começa a maior preocupação. Já havia Carriço (que parece não ter evoluido nada) e Polga (de quem sempre tive má impressão) e vieram na minha opiniao 2 fracas aquisições. Rodriguez é lento e jogo de cabeça mediano e Onyewu é poderissimo fisicamente e no jogo aéreo mas lento e fraco de rins. Já o conhecia de Inglaterra quando jogava no meu Newcastle a ideia não era a melhor e o campeonato inglês é óptimo para ele, pois é um campeonato onde as equipas jogam quase todas com verdadeiros pontas de lança, homens de área, mais lentos e que disputam muito no corpo a corpo. Não é isso que acontece em Portugal e até Espanha, onde as equipas sobretudo cá, jogam com avançados muito móveis, muito rápidos (os ciclistas como Mourinho lhes chamava) e que perante alguém táo pesado e desadaptado ao nosso futebol irá causar mossa. Recordo me que durante um ano ou dois, Luisao sofreu a bom sofrer até se adaptar. A diferença é que na altura veio para cá com 22 anos e por isso com muita margem de evolução, já Onyewu é rato velho (30 anos acho eu) e terá dificuldade em mudar.
Depois temos o enigma Evaldo. Era excelente no Braga, depois chega ao Sporting e parece outro. É a meu ver de cariz psicológico e talvez Domingo que já o treinou, possa mudar algo. Na direita J.Pereira é intocável.
Mas defender não é so tarefa dos defesas e no meio campo parece estar outro imbróglio. Que esquema? 3 homens no meio, num 4-3-3? Ou 2, num 4-4-2? Domingos ainda parece não saber e isso coloca problemas na estrutura defensivas, não havendo mecanismos, rotinas.
Rinauldo uma das novas aquisições parece ter convencido, mas é importante não esquecer uma coisa. Veio com ritmo de jogo, não precisou de fazer pré-época e sabe-se que nesta altura quem se destaca nesse capitulo é rei. Preciso de ver mais para confirmar se realmente é assim táo bom. Qualidade de passe essa está lá.
Veio Schaars, um holandês, internacional, que teve um grave lesão e que dizem ser bom. Atenção que na Holande defender não é com eles. Gostam é de bola e ir para cima da defesa. Golos com fartura (Wolfswinkel que o diga) e pouca cultura táctica. Se tivermos em conta que ele é um 8......
Se o esquema for com 3 elementos no meio campo, falta um. Matias Fernandez tens excelentes pés, mas é intermitente e tacticamente complica pois não ajuda muito nos aspectos defensivos. Para jogar ele, eu poria então André Santos no lugar de Schaars.  Se este se mantivesse eu poria Luis Aguiar, jogador de quem gosta muito e que equilibra a equipa defensivamente e ofensivamente, desiquilibrando também com o seu forte remate.
E depois? Ui complicado! Capel em condições normais é indiscutivel (acho táo estranho ter sido vendido e ainda por cima táo barato! Será que não se passa nada com ele?!) faltando um ala. Yannick tem estado bem, mas rende mais da esquerda e aí já está Capel. Há Jeffren que teve alguns bons jogos no Barcelona.....há Ismailov que é um grande jogador (!) e não sei se Rubio nao pode jogar ali, e se há jogador que teve bem nesta pré-época, esse alguém é o chileno.
E no ataque? Postiga na selecção tem estado bem. No Sporting a história é outra. Ha Wolfswinkel que precisa de tempo e sem pressão e há Boijnov que antes da grave lesáo era muito bom. Domingo tem a palavra.

Domingos que tem de perceber que agora tem de jogar para ganhar e náo apostar no contra-ataque como fazia no Braga. Isso muda muita coisa! Tenho dúvidas que ele tenha mãozinhas para mudar a sua filosofia.

Algo importante que falta a este Sporting: um LÍDER! Carriço não me parece que o seja. Mas haverá alternativa?

quarta-feira, agosto 10, 2011

Novo Reforço do FC Porto

video

A Mafia nas Selecções Jovens

Nunca escondi que sou um forte contestatário relativamente ao que se passa nas seleções jovens.
Há todo um conjunto de interesses, os tais lobbys, que fazem com que não sejam os melhores a jogar ou mesmo ser convocados mas sim outros que por pertecerem a determinado clube.

Como sabem, Portugal está neste momento a disputar o Mundial de Sub-20. Na fase de grupos, Portugal disputou 3 jogos, dos quais ganhou 2 e empatou 1, não tenho sofrido um único golo. Passámos obviamente aos oitavos de final onde ontem enfrentámos a Guatemala.

O expectável era mexer pouco na equipa, pois os resultados tinham sido bons e se realmente havia sector que não necessitava de alterações era precisamente a defesa, a qual repito, em 3 jogos não havia sofrido um único golo.

Mas qual não é o espanto quando no onze inicial se veêm 3 alterações! Ilidio Vale (ex-treinador das camadas jovens...do FC Porto) entendeu mudar um dos centrais (Roderick Miranda) entrando para o 11 inicial um tal de Tiago, um jogador que até nem estava na convocatória inicial para o Campeonato do Mundo. Mas já volto aqui ao tal Tiago.

No meio campo, Ilidio Vale entendeu dar a titulariade a Sérgio Oliveira e a Ricardo Dias.
Recapitulando, entraram no 11: Tiago, Sérgio Oliveira e Ricardo Dias.
Tiago: jogador do FC Porto
S.Oliveira: jogador do.......FC Porto
R.Dias: jogador do.....do.. FC Porto!

A lição está bem estudada e há que valorizar os meninos do clube que lhe arranjou o tacho! A Guatemala foi uma equipa que conseguiu a proeza de se apurar mesmo tendo perdido 5-0 frente à Nigéria e 6-0 frente à Arábia Sáudita (!!) e Ilidio Vale sabia que a vitória era quase garantida pelo que havia que por na montra estes jogadores pois no fundo é para isto que lhe pagam.

Revolta-me isto e esta é uma das razões pelas quais nos últimos anos Portugal náo dá uma para a caixa. Enquanto náo se acabar com estes tachos, náo vamosa lado nenhum.

Resta me a consolação de na Selecção A, com Paulo Bento, isto não acontecer. Concordando-se ou não com uma outra convocat´ria, o que é facto é que com ele sabemos que não há fretes!

terça-feira, agosto 09, 2011

SAVIOLA SOZINHO NO ATAQUE??

Após a vitória frente ao Arsenal , num jogo em que Jorge Jesus apresentou um esquema táctico pouco usado nos últimos 2 anos, com  apenas um homem na cento do ataque, tendo esse elemento sido Saviola, agora muito se fala sobre o esquema e sobre o rendimento do argentino.
Há por ai quem defenda que este é o esquema ideal para si, jogando como a referência no ataque em vez de jogar como muleta como tem sido quando joga com Cardozo. São inclusivamente recordados os primeiros anos de Saviola no Barcelona ( que como se sabe joga em 4-3-3) e onde de facto teve um rendimento muito bom.

Problema é que jogar no Barcelona toda a gente sabe que é muito diferente, além de que em Espanha o futebol é mais ofensivo, havendo muito mais espaços. Já em Portugal, as equipas montam o autocarro em frente à baliza, sendo dificil entrar através de um jogo apoiado, com aquela troca de passes que tanto caracteriza o Barcelona.

Bem sei que este esquema requer um avançado com requintes técnicos e mais mobilidade, mas prefiro ter Cardozo como referência, o qual oferece uma gama de recursos que Saviola náo consegue oferecer (também acontece o contrário) e que tendo em conta o nosso tipo de campeonato acaba por ser mais determinante.

segunda-feira, agosto 08, 2011

MIGUEL ROSA: TALENTO DO BENFICA

Já por diversas vezes o referi: o Benfica tem dois grandes talentos nos jogadores vindos das camadas jovens.
Falo de Nélson Oliveira (poderá vir a ser brilhante) e tem Miguel Rosa. Este miudo é um médio ofensivo com excelentes pezinhos, visão de jogo, boa capacidade de passe, desmarca-se muito bem aparecendo nos espaços vazios para concretizar quase ao nivel de um verdadeiro avançado. Marca em média 8 a 10 golos por época (ainda o ano passado foi o 2º melhor marcador da Divisão de Honra) e incrivel que pareça nunca teve uma oportunidade na 1º divisão!

Absolutamente incrivel como é que este talento não tem uma verdadeira oportunidade (no Benfica não estranho que não tenha, pois Jorge Jesus só apostaria nele se tivesse nascido algures entre Buenos Aires / Rio de Janeiro) tendo em conta o seu incrivel rendimento e que uma vez mais ficou demonstrado ao apontar 3 golos na vitória do Belenenses por 5-3 frente ao Leixões em jogo a contar para a Taça de Liga.

Acho esta uma das principais falhas na organização interna do Benfica, pois não conseguem valorizar os seus jovens jogadores ao ponto de os colocar em clubes da 1ª divisão e com treinadores da "confiança" que sabemos que não os vão encostar.

Vejo um Sérgio Oliveira, jogador de 17 anitos apenas e a serem dadas oportunidades em jogos da 1ª divisão e vejo um Miguel Rosa que transborda qualidade, perdido na 2ª divisão! Há que mudar a organização!

domingo, agosto 07, 2011

4-3-3- E O MELHOR 11 DO BENFICA

Está termianda a pré-época (a qual incluiu já 2 jogos oficiais) permitiu já ter uma muito melhor noção do valor de alguns jogadores e tendo em conta o que foi visto, considero estar aberta a porta para também se mudar para um 4-3-3.

Existem agora mais e melhores extremos comparativamente ao ano anterior e existe agora um grande nº8 (Witsel).

Há quem ainda não tenha aparecido como é o caso de Capdevilla e quem ainda tenha que mostrar mais como é o caso de Enzo Perez.

Tenho em conta o que foi afirmado, no momento este seria o meu 11:

Artur
Maxi Pereira, Luisão Garay e Emerson
Aimar, Javi Garcia, Witsel
Gaitan, Cardozo, Nolito

Seria o tal 4-3-3, com Emerson por enquanto como titular, um meio campo com 3 elementos no centro, tendo obviamente Aimar mais liberto e agora sim podendo dar aso a toda a sua criativa e liberdade de movimento e com 3 elementos no ataque, sendo um canhoto na direita (Gaitan), um destro na esquerda e um elemento mais central que seria Cardozo ainda que em jogos fora com adversários ao nosso nivel, talvez acabasse por optar por alguém mais móvel.

Gostava que Jesus tentasse este esquema e com estes jogadores.

sexta-feira, agosto 05, 2011

MAXI PEREIRA VS CRISTIAN RODRIGUEZ

A vida dá realmente muitas voltas e por vezes até se faz justiça.

Estávamos em 2007, era Fernando Santos o Treinador do Benfica e no meio de tantas aquisições (Butt, Cardozo, Bergessio, Di Maria, Coentrão, etc) chegam dois uruguaios ao plantel.
Chegou Cristian Rodriguez vindo Paris Saint German, já internacional, jogador talentoso mas que não havia vingado a 100% em França, cujo passe pertencia ao seu empresário e veio na condição de emprestado e chegou Maxi Pereira, então um médio direito, um jogador que nunca ninguém ouvido falar e que veio de um pequeno clube do Uruguai, tendo o Benfica pago 3 milhões de euros por 70% do passe.
Nessa época Maxi foi alterando a titularidade com o banco, até porque chegou rotulado como médio, mas cedo se percebeu que essa não era a melhor posição para ele e pouco a pouco foi descendo para lateral mas havia a forte concorrência de Nélson, o qual na altura era muito apreciado na Luz.

Cristian Rodriguez pegou de estaca, relegou para o banco ou para o flanco direito o talentoso (mas ainda intermitente) Angel Di Maria, jogava, marcava e encantada o 3º anel.

Chegado o final de época e já depois de longas e duras negociações com o seu empresário (que também detinha 30% do passe de Maxi Pereira) Cristian Rodriguez assinou pelo FC Porto, com um contrato muito acima da realidade portuguesa (mais de 200 mil euros mês) e que foi na altura um duro golpe nas hostes encarnadas e o inicio de uma declarada guerra no mercado de jogadores.

Um empresário mafioso que põe e dispõe do futuro dos jogadores independentemente das suas vontades e que só vendo dinheiro à frente, assenta que nem uma luva nas pretensões de Pinto da Costa.

Contrariando anteriores declarações, logo emitiu uma muito badalada declaração afirmando ter assinado em 5 minutos (outros vieram a ser muito mais rápidos pois disseram ter assinado em 4 e 3 minutos! Lol). Rodriguez  passou a ser persona non grata na Luz e no fundo cuspiu no prato onde comeu.

O seu compatriota Maxi, sempre com perfil low profile continuo no Benfica, foi conquistando os adeptos, ganhou definitivamente o lugar de defesa direito, deu um substancial salto qualitativo e paulatinamente foi sendo considerado uma referência dentro e fora do relvado. O seu comportamento neste inicio de época, em que depois de disputar a Copa América, período no qual foi Pai de 2 gémeos, e assim que terminou o último jogo apanhou o avião em direcção a Lisboa, não tendo sequer visto os filhos, chegou de madrugada ficando disponível um decisivo encontro para o apuramento para a Champions é algo que nunca será esquecido e isto sim é de CAPITÃO!

Rodriguez lá foi para o FC Porto, teve algum destaque, mas longe do destaque que teve na Luz. A cada ano que passou foi perdendo destaque e no passado era já a 3ª opção (atrás de Varela e James Rodriguez) e agora foi mesmo chutado para canto.
Em declarações publicadas no Record, afirmou: “Não me ligaram a dar os parabéns pela conquista da Copa América nem nada. Não acho que esta seja uma conquista de pouca importância, mas pronto... Além disso também não me disseram quando tinha que me apresentar. Por acaso falei com o Alvaro Pereira e ele é que me disse que temos de estar no Porto já no domingo, dia 7.
Irónico não é? O desconhecido é agora figura de proa, apreciado e admirado por todos. A vedeta que dantes diziam fazer chorar os adversário, agora chora sozinho!

Ingratidão paga-se! Sokota e Jankauskas que o digam!

Não levo a mal que jogadores como Deco ou Maniche tenham ido para lá até foi o clube que lhes puxou o tapete, agora não aceito que meninos com Rodriguez e sobretudo Sokota (a quem o Benfica pagou o ordenado durante várias épocas em que ele pouco jogou devido a lesões) tenham estas atitudes.

Agora renovem com Maxi e que lhe paguem bem pois merece!

quinta-feira, agosto 04, 2011

PINTO DA COSTA E O NEGÓCIO MOUTINHO

Muito se tem falado na CMVM e muito se tem falado na gestão de LFV que tanta critica tem recebido e na gestão de Pinto da Costa (com resultados desportivos efectivamente brilhantes) a qual ninguém ousa questionar seja a que nível for, mesmo sabendo que há por ali muita trafulhice e muita incompetência.
Veja-se agora o negócio João Moutinho.
A 4 de Julho de 2010, o FC Porto adquiriu, por 11 milhões de euros, o passe de João Moutinho ao Sporting, que ficou com o direito a receber 25 por cento da mais-valia que se venha a verificar numa futura cedência do jogador pelo FC Porto a outro clube, por um valor superior a 11 milhões de euros.
Logo depois de comprado o passe ao Sporting, vendeu 37,5% do passe do jogador a uma empresa holandesa (os tais fundos de investimento e que agora tantos problemas causaram à CMVM no caso Roberto) que se diz pertencerem a elementos que não passam de testas de ferro de Pinto da Costa.  
Mas deixamos de lado, esta coisa de serem ou não portistas, pois há duas situações que aqui se colocam.
A primeira é que na pratica venderam mais de 1/3 do passe logo de imediato sem qualquer lucro e a segunda é o facto de ontem o Porto ter emitido um comunicado que recompra 22,5% pelos mesmo 4 milhões!! Ou seja paga o mesmo que recebeu só que 15% do passe fica na posse do tal Fundo de Investimento!
Temos então, este Fundo dos testa de ferro de Pinto da Costa, que a custo zero fica com 15% do passe de Moutinho. Lucro de cerca de 6 milhões de euros investindo zero!
Será que aqui ninguém estranha? Onde anda a CMVM?? Onde anda a PJ?? Ninguém vê a fuga ao fisco no valor de milhões!?

PABLO AIMAR

Pablo Aimar é um daqueles jogadores que caiu no goto dos benfiquistas. Idolatrado pela quase totalidade dos adeptos, devo contudo confessar que não partilho dessa adoração pelo jogador argentino.
Tem realmente uns pezinhos maravilhosos, com uma qualidade de passe muito boa, com uma excelente visão do jogo, sendo excelente a jogar em jogo apoiado com colegas que entendem bem  o seu jogo, como é por exemplo o caso de Saviola.
Mas o problema para mim ( e cada pessoa tem a sua forma de pensar o jogo e por isso existem tantos diferentes sistemas, tácticas e filosofias de jogo) é que ter fantásticas qualidades quando se tem a posse de bola, para mim não chega! Pelo menos no que a um jogador que joga na zona central do meio campo. Aceito que um extremo puro ou avançado possa ser assim, mas nunca um jogador que actua na posição de Pablito.
Este tem sido a meu ver o maior problema do Benfica nos últimos anos e que apenas foi atenuado quando Ramires ainda cá estava, o qual vindo da meia direita, acaba por ser o ajudante de Javi Garcia.
Vejo Pablo Aimar e como disse delicio-me com os seus passes, com a sua posse de bola, com a sua capacidade de abrir linhas de passe para os seus colegas, mas irrita-me profundamente ver um jogador sem capacidade para pressionar um adversário, para recuperar bolas quer no chão quer no ar.
Ter bons pés não chega. Para isso Rui Costa teria continuado a jogar! Há que ter mais! Veja-se um jogador muito parecido a Aimar, também ele Argentino e que muito cedo voltou para a Argentina pois na Europa se não defende…vai para casa! Falo de Riquelme.
Em termos humanos, adoro Pablito e penso que poderia / ser um dos capitães, mas o facto de ser titular causa grandes problemas ao Benfica que fica com um meio descompensado, sendo habitual ver Javi Garcia contra o mundo.  Ter um jogador como Witsel é preferível pois tem qualidades com a bola nos pés (claro que não tantas como Aimar) e tem muito mais muito mais qualidades sem bola que o argentino (que diga-se de passagem em 3 épocas só marcou 10 golos para o campeonato o que é manifestamente pouco).

quarta-feira, agosto 03, 2011

A CAMINHO DA CHAMPIONS!

Os turcos já eram! Um empate a 1 foi o suficiente para carimbarmos a passagem à próxima fase para o apuramento para a Champioms.

Jogar na Turquia não é fácil e Jorge Jesus sabendo disso e tendo ganho por 2-0 em Lisboa, optou por jogar pelo seguro, tirando Cardozo para pôr Witsel, subindo Aimar (que quando joga no meio campo defende pouco mais do que zero), ficando Saviola como homem mais avançado.

Sabendo - se que Saviola joga quase de olhos fechados com Aimar, a ideia era apostar na posse e circulação de bola, tendo no meio campo jogadores com bastante mobilidade. Nolito desta vez foi titular até porque Enzo Peres estava lesionado e com isso Gaitan foi deslocado para a direita embora caindo para o meio.

O que é facto a estratégia resultou, o Benfica entrou bem no jogo, controlou, criou perigo e marcou. So marcou um mas podia e devia ter marcado mais. Quem não mata morre e acabou por sofrer um golo e depois voltou a desperdiçar oportunidades.

A realidade é que passámos e estamos à porta da Champions.

Nota: provou-se que há plano B para jogar sem Cardozo. Além de que ainda ai vem Nélson Oliveira

O BENFICA E A CMVM

Em condições normais diria que se justifica plenamente o pedido de esclarecimento feito pela CMVM ao Benfica relativamente à venda de Roberto.
Tal como já aqui havia dito, é um negócio estranho e com contornos não muito claros pois estamos a falar de número muito altos, sobretudo para um jogador estava dispensado e que havia feito uma má época.

Mas deixemos isso de lado, pois o que realmente me incomoda é a falta critério da CMVM para com o Benfica relativamente a outros clubes, nomeadamente Sporting e Porto.

São muito lestos a pedir esclarecimentos e a multar o Benfica, mas com os outro fecham os olhos. Recordo me de um pedido de esclarecimentos sobre a vinda de Ramires e que mais tarde veio dar origem a um multa no valor de 40 mil euros. Isto porque e numa fase em que se falava no interesse do Benfica no brasileiro a CMVM questionou o Benfica da veracidade deste suposto interesse e obviamente o Benfica desmentiu pois sabe-se que o segredo é a alma do negócio. Como mais tarde ele veio a assinar, acabou por ordenar a referida multa.

O que eu não percebo é como que não questiona e multa os outros também!!? Mas porque raio veio questionar sobre Ramires? Porque não questionou o Porto sobre Kleber que foi um processo que desenrolou durante meses?!! Porque não questionou sobre Otamendi?? E tantos mas tantos outros?? E porque não multou o Sporting no processo da vinda de Domingos, que até emitiu um comunicado a desmentir a sua vinda?

Vamos lá ser sérios!

terça-feira, agosto 02, 2011

CARDOZO vs HUGO ALMEIDA

Segundo o jornal " O Jogo" o Benfica está a negociar a venda de Cardozo ao Besiktas, incluindo no negócio a vinda de Hugo Almeida.

Espero que não seja verdade e que seja apenas mais uma daquelas noticias para vender jornais. Cardozo é um mal amado na Luz, mas o que é facto é que os números falam por si. Golos e mais golos são o seu principal cartão de visita. Não é um jogador rápido nem daqueles avançados que vêm atrás buscar jogo ou se põe com grandes fintas, mas sinceramente isso para mim não é o mais importante. De um ponta de lança eu espero é golos e isso Tacuara faz e bem! Revolta me por vezes ver um jogador que tem um rendimento alto e no entanto ser assobiado em pleno Estádio da Luz. Espero que não vá embora porque tenho a certeza que se for, muitos daqueles que agora o assobiam, ainda vão "chorar" por ele.

Neste eventual negócio virá Hugo Almeida. Tal como Cardozo é alto, canhoto, possante fisicamente, bom remate só que....não marca golos! Para suplente até dava, agora para tirar o lugar a Tacuara nem pensar! Aposte sim em Nélson Oliveira.

A unica vantagem que Hugo Almeida tem é pelo facto de ser português permitiria ao Benfica inscrever um outro jogador, uma vez que neste momento todas as vagam estáo preenchidas e alguem tem de ficar de fora (provavelmente Rodrigo Mora). 

segunda-feira, agosto 01, 2011

ROBERTO VENDIDO!

É a noticia do mercado! O Benfica informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que vendeu o guarda-redes espanhol Roberto ao Saragoça por um valor de  8,6 milhões de euros.

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem confirmar que chegou a acordo com o Real Zaragoza SAD para a transferência, a título definitivo, do atleta Roberto Jimenez Gago. A transferência do referido atleta, bem como da totalidade dos direitos económicos, foi concluída pelo valor de 8.600.000 (oito milhões e seiscentos mil) euros», lê-se no comunicado.

É uma noticia estranha há que assumir. Não a venda em si, mas pelos valores do negócio. Se já quando veio para o Benfica custou a perceber agora então ainda custa mais a entender pois estamos na presença de alguém que desvalorizou imenso e sabe-se que o clube detentor do passe (Benfica) queria a custo todo ver-se livre do jogador.

Roberto é um GR que me coloca dúvidas. Tinhas coisas muito boas e coisas muito mas mesmo muito más que nao sei se não poderiam ser corrigidas. Problemas é que no Benfica não há tempo para esperas.

Boa sorte Roberto!

RODRIGO: O MIUDO PROMETE

Rodrigo é um jovem jogador por quem o Benfica pagou um valor alto (fala-se de 3,5 milhoes, mas também se fala de 5) e que ainda não teve uma oportunidade a sério no plantel.

Eu confesso que não o conheço bem, mas de Espanha vêm boas referências, inclusivamente palavras elogiosas de José Mourinho (que não é de fazer elogios só para ser simpático).

Este ano na pré-época ao que parece teve bons momentos mas ainda não há 100% de certeza que ficará no plantel até porque falhou o resto do estágio para poder participar no mundial sub20 e onde no jogo de estreia marcou 2 golos.

Parece um bom pronúncio, resta saber se é fogo de vista, mas lá que parece prometer, lá isso parece!