sexta-feira, julho 29, 2011

JORGE JESUS O BRINCALHÃO

Na conferência de imprensa após o jogo com o Trabzonspor, Jorge Jesus entre outras declarações teve esta tirada: "Nolito tem mérito, mas ele joga muito sozinho e ainda não se adaptou à nossa forma de jogar, que é mais colectiva. Ele aposta no um contra um e às vezes é preciso mais posse de bola".

Brincadeirinha só pode! Primeiro porque Nolito vem de um clube como o Barcelona que tem como filosofia a posse e circulação de bola, o famo "tiki taka" e portanto o espanhol está habituado a jogar assim, e segundo porque (e este é para mim o principal motivo) Jorge Jesus era um adepto (tal como eu!) e treinador de um génio chamado Angel Di Maria, que esse sim era individualista e adorava jogar no um contra um. Quem teve Di Maria na sua equipa não pode acusar mais ninguem de individualista! Não pode excluir ninguém do seu 11 com este argumento pois teve (e mesmo publicamente afirmou que o incentivava a partir para 1x1) o nº2 do mundo a nivel de jogo individualista ( o nº1 é Quaresma , esse sim joga para si e....para si).

Quer me parecer é que procura arranjar um argumento para não dar a titularidade a um jogador que já nos jogos de preparação demonstrou qualidades inequivocas para entrar no 11, mas que é um jogador que não teve o seu dedo na contratação e sabe-se que quem não é escolhido por Jesus, acaba por ser encostado ou poucas oportunidades. Schaffer, Patric, Urreta, Rodrigo, Rodrigo Mora, etc que o digam.

quinta-feira, julho 28, 2011

A CAMINHO DA CHAMPIONS: BENFICA 2 TRABZONSPOR 0

Na antevisão do jogo, havia aqui previsto um 2-0 e felizmente concretizou-se. Em jogo referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões O Benfica recebeu e venceu o Trabzonspor, por 2-0, golos de Nolito e Gaitán.

Num jogo determinante para o resto da época e numa altura em que a desconfiança dos adeptos é mais do que muita, Jorge Jesus, escalou uma equipa com quatro reforços no no onze inicial (Artur, Emerson, Garay e Pérez). Fico com a ideia que Jorge Jesus quis não arriscar, optanto por mudar o menos possivel e com isso aproveitar os automatismos existentes, sobretudo do meio campo para a frente onde a unica alteração relativamente à época passada foi a entrada de Enzo Perez. Diga-se de passagem que para mim este jogador é ainda uma incógnita e que me provoca muitas dúvidas (se bem que isso não queira dizre muito, pois o ano passado nos primeiros meses não gostava do futebol de Sálvio e depois veio a demonstrar-me que estava errado).

De realçar também o regresso de Rúben Amorim à competição. O ontem lateral-direito defendeu-se bem, jogando de forma inteligente, sem forçar muito e evitando grande contacto fisico.

Entrámos bem no jogo, dominando, criando inclusivamente um boa oportunidade logo aos 3 minutos, mas depois foi um dominio com pouca expressão no volume de oportunidades, permitindo inclusivamente aos turcos ganhar confiança com o passar dos minutos e até criar perigo mas felizemente sem consequências.
Na 2ª parte, acabou por mexer e deu oportunidade a 2 jogadores que a meu ver têm de ser titulares, sobretudo Witlsel que no lugar de Aimar dá outra consistência à equipa e Nolito que dentro de pouco tempo será uma das figuras da equipa.
Mexeram com o jogo, e após várias oportunidades lá surgiu o primeiro golo e com isso a confiança aumentou ( e veio compensar algum défice fisico), os espaços também aumentaram e o 2º golo surgiu com naturalidade, dando assim boa margem para a 2ª mão.
Positivo: Emerson defende bem e ajuda muito os centrais; Garay mostrou qualidade, faltando apenas acertar melhor o entendimento com Luisão pois dão espaço nas costas.
Negativo: os assobios a Cardozo. Parém com isso!
!

quarta-feira, julho 27, 2011

O Benfica e a Champions League

O Benfica tem hoje o primeiro grande desafio da época. Um desafio que pode marcar toda uma restante época pois se correr mal provavelmente ficará fora da Champions e com isso as tão necessárias receitas financeiras vão à vida, vai se grande parte da motivação e confiança e a pressão sobre Jorge Jesus ficará quase insuportável.

É um jogo para ganhar dê por onde der, de preferência por 2 ou 3 golos. Somos favoritos (apesar do treinador Jorge Jesus afirmar que é 50%-50%) e no campo temos que provar isso mesmo. Indidualmente somo muito melhores, colectivamente neste fase é uma incógnita.

Este seria o meu 11 para hoje:

Artur
Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson
Javi Garcia
Enzo Perez, Witlsel, Gaitan
Saviola, Cardozo

Seria uma defesa que nem um único treino fez toda junta, mas as circunstâncias assim o obrigam.
Gosto do futebol de Witsel e claramente relagaria Aimar para o banco, permitindo por outro lado ter também um meio campo mais compacto, mais raçudo, mais fisico.
Prognóstico: 2-0

terça-feira, julho 26, 2011

Hulk vs Selecionador Burro!


É caso para dizer que não aprendem e que de inteligente pouco ou nada têm. O Brasil que será à partida (tal como a Argentina) o país com mais talento para o futebol e que é sempre considerado como favorito à conquista de titulos, é contudo uma superpotência que pouco tem ganho nos últimos anos.

 
É certo que o futebol mudou, evoluiu muito em termos fisicos e tácticos, dificultando o técnicismo brasileiro e que jogadores como Roberto Carlos, Ronaldo, Romário, Ronalidinho, etc, não nascem todos os dias.

 
Mas também é verdade que as escolhas para selecionadores têm sido más, para não dizer péssimas. É caso para dizer que burro velho não aprende!

 
Não aprenderam a lição com Pepe, com Deco (o Deco de 2004 não o de há 3 anos para cá que se arrasta em campo) nem com Liedson (que mesmo já com 30 e tal anos continua a brilhar e é dos melhores marcadores no campeonato brasileiro. Imaginem se o tivessem tido lá ha 3 ou 4 anos!) e não aprendem agora com Hulk!

 
Que injustiça é ver Hulk fora da convocatória! Se nós em Portugal dizemos que ele é de facto muito, é porqué é mesmo! Aprendam com a história!
Tem de ir e tem de jogar, ponto final!
Convocam jogadores que comparados com Hulk são banais como Fred, Jonas, André, etc, etc. E outros que só têm é fama e uma forte campanha de marketing, sobretudo porque vieram do Santos de Pélé a quem logo comparam, como por exemplo Robinho e Neymar. Sim podem ser bons, mas fora do Brasil, pouco nada provaram. Neymar na Copa América foi uma desilusão e Robinho passou por Real Madrid, foi dispensado, passou por Manchester City foi dispensado e agora no Milan alterna o 11 com o banco de suplentes.
Uns dizem que Neymar até é melhor que Cristiano Ronaldo! Ontem houvia dizer o ex-treinador de Kelvin que assinou pelo Porto que este se comparava a Messi!! Mas esta gente bebe assim tanto!!?

 
Hulk na Europa rebenta! Partindo entáo da meia direita, como faz Messi no Barcelona, Hulk é quase imparável! Força, Drible, Técnica, Remate, tem quase tudo! Tem de ser Hulk e mais 10!

segunda-feira, julho 25, 2011

Hugo Almeida e Ricardo Costa: Não Obrigado!

Tem sido noticiado o interesse do Benfica em Hugo Almeida e Ricardo Costa. Eu cá espero bem que não seja verdade!
Hugo Almeida até é bom jogador, mas além de ter um vencimento altissimo (e à partida seria sempre um suplente de Cardozo) tem uma passado com declarações que a mim munca me cairam bem, sendo um daqueles portistas insuportáveis. Mas não é essa a razão que acho que ele não deve vir. Eu acho é que o Benfica tem de dar oportunidades a esse talento que é Nélson Oliveira e que pode ser um ponta de lança de referência. Há que lhe dar minutos, confiança e náo é sendo a 3ª escolha que poderá desenvolver.

Outro ex-portista associado tem sido Ricardo Costa. Mas este além de lambe-botas (acho que conseguiu ser o unico a defender com unhas e dentes Carlos Queiroz e conseguiu a proeza de comparar o seu técnico do Valência a Mourinho. Etaaa engraxador!!) é a nivel futebolistico muito mas mesmo muito fraco. Não entendo como chegou tão longe.

Capas dos Jornais

 3 Jornais e que hoje reflectem mesmo a sua cor: A Bola como a Biblia Benfiquista, O Jogo sempre Portista e o Record cada vez mais leonino e um primário anti-benfiquista


domingo, julho 24, 2011

Luisão

Luisão regressou hoje a Portugal. Depois da participação pela selecção do Brasil (onde não chegou a jogar) teve direito a uns dias de férias no país natal. Diz se que forçou uma vez a sua saída e eu até acredito que assim seja. Há muito que ele quer sair (recorde-se que já está no Benfica há 8 anos e é de facto muito tempo) e já por 2 ou 3 vezes faz o choradinho da saida por forma a pelo menos garantir um aumento de ordenado e o que é facto é que até o tem conseguido.
Mas o que é facto é todos começamos a ficar fartos da sua atitude e se calhar está mesmo na hora de ir embora. Tirando estes amuos de incio de época, confesso que sempre fui um fã da sua portura como capitão e é de homens como este que um balneário necessita. Mas agora é hora de dizer basta pois deu um péssimo exemplo para os seus colegas (bastava ver que Garay veio logo assim que a Argentina foi eliminada) e a sua atitude descredibliza-o como capitão. 

Acho que só mesmo uma conversa de homem para homem entre Luisão e Luis Filipe Vieira poderá de uma vez por todas dissipar dúvidas em relação ao futuro pois se é para sair, então que Luisão o assuma publicamente e se for para ficar então que se retracte perante o restante grupo de trabalho.

Como jogador fará sempre falta. Não é um Mozer, um Ricardo Gomes ou Gamarra, mas é de facto um excelente jogador, dificil de substituir e sobretudo numa fase em que se avisinham jogos fundamentais para a época. 

10 Milhoes seria um excelente negócio, sobretudo se tivermos em conta que já tem 30 anos, mas sinceramente não acredito que ofereçam tanto.                          


sexta-feira, julho 22, 2011

A estreia

Muito brevemente irei começar a publicar os primeiros posts neste espaço.
Não existem expectativas ao nível do número de visitas ou comentários. Apenas pretendo emitir opiniões, publicar noticias sobre aquilo que acho pertinente e que me desperta a paixão pelo desporto, futebol em particular e obviamente sobre o meu Benfica, mas sempre atento a todos os outros clubes.