quinta-feira, julho 28, 2011

A CAMINHO DA CHAMPIONS: BENFICA 2 TRABZONSPOR 0

Na antevisão do jogo, havia aqui previsto um 2-0 e felizmente concretizou-se. Em jogo referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões O Benfica recebeu e venceu o Trabzonspor, por 2-0, golos de Nolito e Gaitán.

Num jogo determinante para o resto da época e numa altura em que a desconfiança dos adeptos é mais do que muita, Jorge Jesus, escalou uma equipa com quatro reforços no no onze inicial (Artur, Emerson, Garay e Pérez). Fico com a ideia que Jorge Jesus quis não arriscar, optanto por mudar o menos possivel e com isso aproveitar os automatismos existentes, sobretudo do meio campo para a frente onde a unica alteração relativamente à época passada foi a entrada de Enzo Perez. Diga-se de passagem que para mim este jogador é ainda uma incógnita e que me provoca muitas dúvidas (se bem que isso não queira dizre muito, pois o ano passado nos primeiros meses não gostava do futebol de Sálvio e depois veio a demonstrar-me que estava errado).

De realçar também o regresso de Rúben Amorim à competição. O ontem lateral-direito defendeu-se bem, jogando de forma inteligente, sem forçar muito e evitando grande contacto fisico.

Entrámos bem no jogo, dominando, criando inclusivamente um boa oportunidade logo aos 3 minutos, mas depois foi um dominio com pouca expressão no volume de oportunidades, permitindo inclusivamente aos turcos ganhar confiança com o passar dos minutos e até criar perigo mas felizemente sem consequências.
Na 2ª parte, acabou por mexer e deu oportunidade a 2 jogadores que a meu ver têm de ser titulares, sobretudo Witlsel que no lugar de Aimar dá outra consistência à equipa e Nolito que dentro de pouco tempo será uma das figuras da equipa.
Mexeram com o jogo, e após várias oportunidades lá surgiu o primeiro golo e com isso a confiança aumentou ( e veio compensar algum défice fisico), os espaços também aumentaram e o 2º golo surgiu com naturalidade, dando assim boa margem para a 2ª mão.
Positivo: Emerson defende bem e ajuda muito os centrais; Garay mostrou qualidade, faltando apenas acertar melhor o entendimento com Luisão pois dão espaço nas costas.
Negativo: os assobios a Cardozo. Parém com isso!
!

5 comentários:

  1. Devias era falar na exibição do sr. Capitão Luisão que deu o exemplo do profissional que é. Aceito que possa ser algo criticado pelas declarações públicas mas em nenhum momento deixou de respeitar o Benfica. Foi o melhor da defesa e quem mais segurou as cordas lá atrás. Garay é bom jogador mas tem lacunas de posicionamento e concentração graves. Emerson fez uma boa exibição mas precisa de ser um pouco mais acutilante ofensivamente. Enzo Perez é bom jogador mas não esteve bem e, sim, Nolito tem muita qualidade e será uma das revelações este ano.

    ResponderExcluir
  2. Ainda há coisas a melhorar, mas gostei do que vi ontem. O Artur é uma segurança. O Nolito não engana: é craque!
    Continua a fazer-me muita confusão, gente que vai ao estádio assobiar, os jogadores. Se for os adversários tudo bem, agora os da casa?

    ResponderExcluir
  3. "Fico com a ideia que Jorge Jesus quis não arriscar, optanto por mudar o menos possivel e com isso aproveitar os automatismos existentes, sobretudo do meio campo para a frente onde a unica alteração relativamente à época passada foi a entrada de Enzo Perez."
    A mim faz-me confusão essa desculpa, que vai ser utilizada durante a época para não dar o braço a torcer e não meter na equipa os melhores...mas no ano em que fomos campeões não havia automatismos nem experiencias, e, fizemos uma época muito boa! Percebem onde quero chegar?!
    4 semanas de trabalho e com alguns automatismos já incutidos exigia-se mais!!
    Na minha opinião o Benfica fez uma exbição conseguida, isto é, chegou perfeitamente! Agora se me perguntarem se o Benfica tem algo de novo em relação ás épocas pasadas!? Digo com toda a certeza, NÃO! Espero estar enganado ou melhor espero que me enganem...

    ResponderExcluir
  4. Acho que estás a ser pessimista Redmind.
    Há diferenças ao nivel da qualidade das opçoes disponiveis e creio que poderá haver diferenças a nivel de qualidade pois ter Roberto na baliza foi motivo de desconfiança, de receio por parte de toda a equipa e que teve consequências graves

    ResponderExcluir
  5. Possivelmente sim, estou a ser péssimista!
    Mas é um fato o que disse sobre o 1 ano não é?!
    Mas pensa um pouco onde quero chegar, no ano do SLB campeão diz-me que automatismos havia antes de JJ chegar?! Mas então esses mesmos automatismos em 4 semanas no ano do campeonato já funcionavam com jogadores novos, e estes 2 ultimos anos já não é bem assim!!??? Algo não está bem! Não é por acaso que Mourinho no 2 ano de clube muda de táctica, ou melhor, muda algo! O que mudou o SLB nestes 3 anos a não ser as pessoas (jogadores e dirigentes)? O 1 ano não fomos campeões da liga Europa por não termos "pernas" até ao fim aliado á má gestão do plantel! No ano pasado o filme foi o mesmo! E este ano não dá para ver que serão os mesmos até á exaustão?! Eu sou treinador de futebol e com uma equipa razoável o SLB de JJ teria muitas dificuldades para marcar golos, isto porquê? Já sei como são esses automatismos de que JJ fala!! No 1 ano foi uma coisa nova quer no SLB quer nos 3 grandes quer em portugal, ora aí está uma explicação do sucesso do SLB! O Barcelona joga sempre de forma igual estes ultimos anos, mas, são sempre os mesmos "pilares" da equipa todos os anos! No SLB quer noutra equipa que se vêem privadas das peças fundamentais da estrutura das equipas é dificil manter o mesmo estilo de jogo, a mesma, forma de motivar, de trabalhar, treinar e o mais importante o sentido real de equipa!
    Faço-me entender?

    ResponderExcluir