quinta-feira, setembro 29, 2011

Lateral Esquerdo na mira??

Ainda estamos em Setembro e já começam os rumores de mercado. Segundo noticias de hoje o Benfica estará interessado num jovem argentino que joga como lateral esquerdo, podendo também jogar como médio.
O jogador em causa chama-se Más e joga no modesto San Martin. Não conheço, nunca ouvi falar. Mas não é isso que está em causa.  Caso seja verdade (muito provavelmente não passa de maus um rumor, ou quanto muito apenas de meras observações) o que eu acho é que temos estrangeiros a perder de vista. Não se trata de qualquer pensamento xenófobo, pois nada tenho contra a vinda de jogadores estrangeiros, mas há que ter bom senso pois estamos em Portugal e custa-me ter um plantel cuja esmagadora maioria não fala a lingua de Camões.

Aproveitem o nosso mercado! Olhem para dentro! Testem verdadeiramente Luis Martins por exemplo!

quarta-feira, setembro 28, 2011

Vitória Importante na Champions

Não foi um grande jogo, nem a exibição foi das melhores. Mas o importante era conquistar os 3 pontos e isso foi conseguido.
Jesus e bem fez algumas alterações na equipa (Saviola e Bruno César de inicio) fazendo assim a gestão do plantel, dando descanso sobrtudo a Aimar e mais tarde a Gaitan, e o que é facto é que o Benfica mesmo sem criar grande perigo, controlou completamente o jogo, com excepção dos ultimos 10 minutos onde inclusivamente tremeu um bocado.
Há matéria prima de qualidade no plantel, há jogadores a ganhar confiança (Garay e Emerson) e com isso o Benfica vai ficando cada vez mais forte.
Há agora que pelo menos empatar na Suiça frente ao surpreendente Basileia para assim continuar com legitimas aspirações não só de passar à fase seguinte mas também quem sabe se não em primeiro lugar.

Confesso que adorava que a arrogância do Manchester lhes custasse a passagem à fase seguinte. Seria lindo se se repetisse a história e agora em vez do Villareal , passasse Basileia e novamente o Benfica.

segunda-feira, setembro 26, 2011

O rescaldo já tardio do FC Porto - Benfica

Já passaram 3 dias da realização do clássico Porto - Benfica, pelo que muito já foi escrito e dito.
Registar apenas o bom e muito importante resultado no Dragão e que permite continuar no topo da classificação e que sobretudo dá um forte embalo psicológico para o que ai vem.

Recuperar de duas desvantagens contra o Porto, não é para todos e o Benfica consegui-o. Para quem tanto criticava esta equipa de fragilidade mental aqui fica uma fantástica resposta.
Com resultado de 1-0 já choviam criticas e mais criticas resultantes de uma suposta fragilidade mental encarnada. Nao faz a meu ver sentido esse tipo de critica. Jogar no Dragão não é fácil para ninguém e há que dar mérito a quem o tem e a verdade é que o Porto entrou melhor, mas fê-lo com mérito, sabendo de antemão que o facto casa assume alguma importância e que havia que ter em conta que dado o resultado do campeonato da época passada, era normalissimo que o Benfica entrasse com alguma insegurança, ainda para mais quando o ponto forte do Porto (Hulk) enfrentava directamente o ponto fraco do Benfica (Emerson).

Tiveram uma primeira melhor, mais consistentes, mais pressionantes, impedindo por completo Aimar de jogar e marcaram numa falha grave de marcação (nunca podia ser Maxi a marcar Kleber) e que poderia ter compretido tudo. Mas a realidade é que logo na segunda parte o Benfica marcou a ainda mal tinham acabado de festejar já estavam a sofrer o 2-1. Só que este 2-1 era diferente do 1-0, pois já existia maior confiança para marcar, pois já o tinham conseguido fazer antes.

É verdade que a saida de Guarin veio ajudar a controlar o jogo e a criar mais perigo e uma grande jogada colectiva resultou num grande golo de Gaitan. Ficou a sensação que se o Benfica pusesse o pé no acelelarador, daria para o 3-2. Mas um empate é um bom resultado.

Campeonato está lançado e no Benfica falta resolver duas situações: o posicionamento de Aimar, o qual tem de jogar mais como 3º médio em vez de 2º avançado e dar descanso a Maxi que anda a arrastar-se.

Ah e Cardozo volta a calar muito boa gente!

quinta-feira, setembro 22, 2011

E tu não vais à Seleção do Brasil ???

É caso para perguntar "então e eu?!" O Brasil deu a conhecer a convocatória para os próximos 3 jogos e a mesma consta com mais de 40 jogadores! São 2 convocatórias diferentes, sendo uma constituida por jogadores que apenas alinhas no Brasil e outra já com jogadores que actuam no estrangeiro e da qual constam 3 jogadores que alinham em Portugal: Hulk, Elias e ........Kléber!! Isso mesmo Kléber que joga no FC Porto! Nao é anedota é mesmo verdade. O miudo tem talento, tem potencial para vir a ser um avançado de referência, mas ainda não é! Há 2 anos jogava na equipa B do Maritimo, chegou este ano ao Porto, fez apenas alguns bons jogos e já vai ao Escrete?? Mas isto está tudo louco??!!

Liedson um jogador 30 vezes melhor e fartou-se marcar golos em Portugal não ia e agora vem este miudo vindo do nada e vai ao Escrete??? Isto tem carta na manga só pode!! São jogadores a mais e provavelmente há muita comissáo a ser posta no bolso. Este Menezes não vai longe!

Fica a convocatória, da qual consta um jogador desperdiçado pelo Benfica e que vai dar que falar. Refiro-me a Elksson.

Convocatória para jogo com Argentina: Jefferson, Bruno Cortês, Elkeson (Botafogo), Rafael, Danilo, Neymar, Borges (Santos), Mário Fernandes (Grémio),
Kleber, Oscar (Internacional), Dedé, Rômulo, Diego Souza (Vasco da Gama), Réver (Atlético-MG), Rhodolfo, Casemiro, Lucas (São Paulo), Emerson (Coritíba), Ralf, Paulinho (Corinthians), Ronaldinho (Flamengo) e Fred (Fluminense).

Convocatória para jogos com México e Costa Rica: Julio César (Inter), Jefferson (Botafogo), Neto (Fiorentina), Daniel Alves, Adriano (Barcelona), Fábio (Manchester United), Marcelo (Real Madrid), Réver (Atlético-MG), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco da Gama), Lucas Leiva (Liverpool), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Sandro (Tottenham), Luiz Gustavo (Bayern), Lucas (São Paulo), Elias (Sporting), Oscar (Internacional), Hernanes (Lazio), Ronaldinho (Flamengo), Hulk, Kléber (FC Porto), Jonas (Valência), Neymar (Santos) e Fred (Fluminense).

Fábio Coentrão " O óptimista"

Não sei se fruto lesão muscular que sofreu e que porventura lhe afectou o cérebro, Fábio Coentrão veio a público dizer que acha que o Benfica vai ganhar por 4-0 no Dragão. Óptimista o rapaz! Já quase faz lembrar Ricardo Araújo com os seus quinze a zero! Adorava que tivesse razão, mas oh Fávio acho que não vai dar!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Um 11 formado por jogadores de Benfica e Porto

O jornal "A Bola" tem na sua edição de hoje um "exercicio" interessante e que consiste em formar o melhor 11 tendo por base apenas jogadores de Benfica e Porto.

Foram ouvidas diversas figuras ligadas aos 2 clubes e obviamente foi complicado existir um verdadeiro consenço pois há jogadores de qualidade semelhante e em caso de dúvida manda o coração. Unanimes a 100% foram apenas 3 jogadores: Alvaro Pereira, Hulk e Luisão e depois alguns eleitos em mais de 90% como foram os casos de Helton, Maxi Pereira, J.Garcia, Moutinho e Aimar. Incrivel que houvesse muita gente (inclusivamente alguns benfiquistas!!!!) que prefiram Kleber em deterimento de Cardozo. Algúem entende isto?

Deixo aqui o meu best off, tendo apenas 2 dúvidas que sáo entre Garay e Otamendi e na esquerda se seria Gaitan, James Rodriguez ou Nolito.

Helton
Maxi Pereira, Luisão, Garay, A.Pereira
Javi Garcia
Aimar e J.Moutinho
Hulk, Cardozo, Gaitan

terça-feira, setembro 20, 2011

Taça de Portugal: Benfica vem a Portimão!

Realizou-se hoje o sorteio de mais uma eliminatória, a qual contou já com a participação dos clubes da 1ª divisão e a nivel pessoal e boa noticia é a vinda do Benfica a Portimão para jogar frente ao Portimonense!

O jogo disputa-se no dia 14 de Outubro (uma 6ª feira) e eu vou lá estar!

Referência para a deslocação do Porto ao campo do Pêro Pinheiro da 3ª Divisão (se houvesse alguma equipa da distrital garantidamente calhava ao Porto) e para a deslocação do Sporting ao campo do histórico Famalição.

Já começas com o receio de Hulk?!!

Não sei se será mera especulação jornalistica, ou se efectivamente corresponde à realidade. Refiro-me a uma noticia, na qual Jesus está já a montar uma estratégia para travar Hulk.

Hulk é realmente muito bom jogador, mas não joga sozinho e Jesus não pode voltar a cometer o mesmo erro da época passada (e que nos custou bem caro) inventado e dando uma tamanha importância ao brasileira e que acaba por condicionar tactica e psicologicamente toda a equipa e sobretudo aquele ou aqueles que estão encarregues da sua marcação.

Hulk joga sobretudo partindo da meia direita pelo que caberá a Emerson a maioria dos confrontos. Mas Hulk parte muito para o meio e por vezes vai à esquerda para fugir às marcações, pelo que Jesus deverá esquecer a marcação homem a homem, optando por uma marcação à zona treinando muito as compensações. Tentar fazer sempre um 2 para 1, nunca lhe dando o meio e dando depois muita atenção ao meio do meio campo defensivo (por onde temos sofrido alguns golos) onde o Porto é muito forte com Moutinho e sobretudo Gaurin que aparecem muito e bem a rematar.

Jesus, vamos lá manter o esquema do jogo com o Manchester (mas com Nolito na esquerda e Gaitan na direita) , não abdicando da nossa postura, do nosso modelo de jogo e fazê-los tremer!

segunda-feira, setembro 19, 2011

Bela Vitória & Belo Empate

Gosto destes fins de semana desportivos! Quando se avizinhava já um escaldante Porto-Benfica, a expectativa era a de não escorregar por forma a chegar ao jogo do Dragão com os tais 2 pontos de desvantagem. Porquê os 2?? É que basicamente ninguém esperava que o Porto escorregasse frente ao Feirense ainda por cima considerando que o jogo não era em Santa Maria da Feira, mas sim em Aveiro, ou seja com o Porto a jogar praticamente em casa, sem ter de se sujeitar aqueles campos pequenos e muitas vezes em mau estado. Era uma vitória mais do que esperada, mas felizmente o inesperado aconteceu, Porto escorregou e até podia ter sido maior a surpresa pois Feirense podia ter marcado por mais de uma vez (tal como o Porto também o podia ter feito por diversas vezes) e ai sim teria sido o escandalo.
Mais uma vez se prova que o Porto sem Hulk não é tudo aquilo que parece ser e ainda por cima sem soluções no banco ao nivel do ponta de lança. Plantel bem construido nesse capitulo não haja dúvida.

Surpresa consumada, havia na Luz ainda maior expectativa. Jesus finalmente rodou um bocado a equipa e deu descanso a Javi Garcia, Gaitan e até Aimar (embora este habitualmente descanse). Nolito voltou e bem ao onze (tem de ser titular este jogador) , Bruno César teve nova oportunidade e até Matic jogou 90 minutos. A Académica é uma equipa bem orientada por Pedro Emanuel, joga bom futebol, de pé para pé, com bons jogadores no ataque e disputou o jogo pelo jogo. Mesmo sem o nivel apresentado frente ao Manchester United, o que é facto é que o Benfica sobretudo através de desiquilibrios individuais foi criando algum perigo até que chegou ao golo. Pensou se que seria o golo da tranquilidade e que mais tarde ou mais cedo o segundo apareceria, mas o que é facto é que já perto do intervalo foi a Académica a fazer o empate. O que vale é que logo de seguida Nolito fez o 2-1 não dando nem tempo para se instalar a tranquilidade.
Na segunda parte a toada não se alterou muito até às substituições (entradas de Aimar e Gaitan) que vieram agitar o jogo (aliado ao facto de a Académica ter subido as linhas) e que resultou depois no 3 e 4-1.

Foi um jogo conseguido e o mais importante foi a vitória. Pena que Rodrigo não tenha entrado mais cedo.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Cala-te um bocadinho Carlos Queiroz

Mas este homem não se cala nem um bocadinho?!
Tou fartinho de ouvir Carlos Queiroz falar sobre a selecção e as suas queixas quer contra dirigentes, jornalistas, antigos jogadores e seleccionador.
A culpa é sempre dos outros, sai a mal em quase todos os sitios por onde passou (Sporting, África do Sul, Real Madrid, Portugal) e ainda por cima para quem tanto trabalhou lá fora, é um enorme preconceituoso, passando a vida a falar mal de Deco, Pepe e Scolari. Agora com a questão de Ricardo Carvalho lá veio ele novamente para a praça pública com bocas maldosas sobre o passado e fazendo comparações ridiculas.
Cala-te homem!

quarta-feira, setembro 14, 2011

É isso ai Cardozo!!

Bom jogo, bom resultado ainda que com algum amargo de boca.
Cardozo pela enésima vez vez fez o Benfica vibrar mas garantidamente voltará a ser assobiado por gente ressabiada e que de futebol nada percebe.
Jesus foi inteligente e reforçou o meio campo pondo Ruben Amorim para ajudar na marcação. Correu bem e só não correu melhor fruto de uma desatenção de Gaitan que obrigou ao desposicionamento de Javi Garcia, abrindo um buração no centro do terreno (faltou a compensação) e Giggs brilhou. Faltou também frescura fisica a Ruben Amorim e a Aimar (saiu muito tarde) e só mais tarde com a entrada de Matic e com o surgimento de Nolito (excelente jogador!) o Benfica voltou a dominar e podia ter ganho o jogo.
Nota para a bela exibição de Luisão (alguém viu Rooney?!) e para o ponto fraco do Benfica que dá pelo nome de Emerson.

terça-feira, setembro 13, 2011

O Mito dos Penaltys: Afinal Sporting é o mais beneficiado

O recente Benfica - Guimarães, jogo em que o Benfica beneficiou de 3 penaltys, veio uma vez mais trazer à baila a questáo do beneficio das arbitragens e o choradinho de uns, sobretudo para os lados de Alvalade.

Segundo um estudo feito pelo jornal Record, nos últimos 10 anos o Sporting de entre os 3 grandes foi quem mais penaltys teve a seu favor com um total de 77, ao passo que Benfica teve 73 e Porto 67.

Temos ainda a questáo dos penaltys assinados contra e temos o Porto como a equipa que menos castigos máximos teve contra si (25) ao passo que Sporting teve 28 e o Benfica 31.

Número que valem o que valem mas que ajudam a dismitificar algumas coisinhas.

US Open: Djokovic não existe!

Sou um adepto de ténis, gosto de ver e de fazer uma jogatana (perco a maior parte das vezes) de vez em quando.
Se antes era adepto de Pete Sampras, depois comecei a ficar fã de Roger Federer (provavelmente o melhor de sempre) e custa me ver que ele já tem dificuldade em acompanhar Nadal (um verdadeiro monstro na terra batida) e agora Djokovic, o qual este ano mais parece de outro planeta e que este ano verdadeiramente teve apenas uma derrota (contra Federer em Roland Garros) pois no outro que não venceu, estava lesionado e chegou mesmo a desistir no segundo sete.

Nas meias finais esteve quase a quase a perder frente a Federer (que ganhava por 2-0) mas conseguiu dar a volta e ontem na final contra Nadal, voltou a ser implacável.
Jogadas de sonho de ambos, mas sobretudo de Djokovic que em algumas delas apresentou um festival de jogadas no qual estava a ser massacrado por Nadal, mas qual homem plasticina, ele lá ia buscá-las a todas, mas mesmo todas, mais parecia tiro ao boneco até que às tantas acaba por provocar o erro de Nadal ou entáo vindo do nada, sacava uma direita cruzada sem qualquer hipótese para o espanhol.

Náo dá para descrever. Só mesmo visto!
Está ali um jogador fora do normal e que com esta forma é quase imbativel.
 

segunda-feira, setembro 12, 2011

Foi um Bom Fim de Semana Desportivo

Nada mau este fim de semana: vitória em futebol (2-1 ao Guimarães), vitória em Futsal (3-1 ao Módicus) e vitória em Andebol (23-22 ao Porto).
Obviamente especial relevo para o futebol, num jogo atipico no qual o Benfica beneficiou de 3 penaltys (dos quais tenho tenho sérias duvidas no 2º e acho que o 3º até nem é) ainda que tendo marcado "apenas" 2. Não foi um bom jogo e acabou-por se sofrer um bocado. Aimar fez falta até porque Saviola parece uma sombra daquilo que já foi. Se Jesus quer dar descanso a Pablito, entáo puxe Bruno César para o meio e ponha Nolito na esquerda.
Witsel esteve também sub-rendimento e Bruno César e Gaitan também estiveram muito furos abaixo do esperado e como tal o conjunto sofreu. Foram dados espaços e perdeu-se capacidade de circular bola e só com a entrada de Aimar este último problema foi ultrapassado.
Mas o que interessa é que a vitória foi alcançada perante um bom adversário, agora muito bem orientada (Rui Vitória um dia ainda vai treinar o Benfica) e com um jogador (Edgar) que causa sempre problemas à defesa adversária e que estranhamente ficou de fora nos primeiros jogos (com Manuel Machado), curiosamente tendo como opositor o FC Porto.

terça-feira, setembro 06, 2011

O Jogo de Hoje: Schaffer vs Hulk

O Porto joga hoje em Leiria em encontro a contar para a 2ª jornada e que foi adiado em virtude de ter jogado contra o Barcelona na final da Supertaça Europeia. Curiosamente o Barcelona não adiou o seu encontro do campeonato, tendo jogado na 2ª feira e vencido por 5-0.

Mas a curiosidade para mim no jogo de hoje (além da clara vontade de ver uma escorregadela do Porto) é ver o confronto entre Schaffer e Hulk. Em principio ambos iráo jogar e prevê-se que tenham confronto directo pois o argentino jogará como lateral esquerdo e Hulk já se sabe que jogará no flanco direito do ataque.

Tenho esta curiosidade para ver como se aguentará o jogador cedido pelo Benfica e acredito que dará bom conta do recado. Do que vi dele gostei mas lamentavelmente este é um daqueles jogadores com quem Jorge Jesus embirou (á semelhança de Capdevilla, Urreta, etc) e que nao teve um tratamento justo.

Vamos ver como será hoje!

segunda-feira, setembro 05, 2011

Vitória nao Futsal: Eu fui lá ver!

Um Benfica-Sporting em Futsal é sempre um jogo especial e se for numa final ainda melhor. Foi precisamente em encontro a contar para a Supertaça que Benfica e Sporting se encontraram em Portimão e estando eu agora a viver no Algarve, obviamente não podia perder um encontro destes.

Combinando com o meu cunhado (um lagarto dos 7 costados) lá fomos ao Portimão Arena pagar 8 euros para ver os 2 grandes do futsal português. O Sporting na qualidade de campeão e vencedor da taça, enfrentava o Benfica que penso que ali estava na qualidade de finalista da taça e que 8 dias antes havia perdido precisamente frente ao Sporting por 4-1 num jogo de preparação.Pavilhão quase cheio (excepuando uma das bancadas centrais que estava reservada para os VIPS!) e para desgosto do meu cunhado, ficámos na bancada afecta ao Benfica. Jogos em Pavilhões o ambiente é sempre outro, pois é um espaço mais pequeno e onde o apoio se faz notar mais. A claque do Sporting compareceu em bom número, já da do Benfica não se pode dizer o mesmo, tendo apenas comparecido pouco mais de uma dúzia e que ja chegaram com o cerca de 10 minutos de jogo disputado. Todo o resto do recinto era composto por comuns adeptos, que obviamente nunca fazem aquele ambiente táo fervoroso como fazem as claques.

Começou o jogo e nos primeiro 3 ou 4 minutos o Sporting até controlou o jogo, mas sem perigo e até parecia um controlo consentido. Depois o Benfica pegou no jogo e apareceu finalmente um jogador que veio rotulado de craque mas que pouco se mostrou o ano passado. Falo de Diece (que veio para substituir Ricardinho) e que finalamente abriu o livro e mostrou pormenores de génio e num desses lances deu o golo a Joel Queiroz (que estava limitado fisicamente e por isso pouco jogou). O Sporting tremeu, Benfica ganhou confiança e falhou golos atrás de golos. Num desses lances, Marinho (que jogo mais azarado) falhou incrivelmente de baliza completamente escancarada. Em mais 2 lances foram atiradas bolas aos postes e noutros João Benedito mostrou porque é considerado um dos melhores do mundo (se não mesmo o melhor). Mas quem náo marca sofre e num lance de tremendo azar, Marinho acabou por introduzir a bola na própria baliza. Benfica por instantes tremeu e Paulo Fernandes sabe-se lá porque razão, meteu em campo o jovem Teka que esteve mal, mal, mas mesmo mal! Com ele em campo o Benfica esteve desastrados e felizmente lá o tirou de campo, o Benfica voltou a dominar, fez o segundo golo, desperdicou mais umas quantas oportunidades e já em fase de desespero o Sporting jogou com GR avançado e num lance muito rápido foi o próprio GR do Benfica (Marcão que teve uma exibição segura) que fez o 3-1. Sporting veio com tudo para cima e num lance muito confuso até fez o 3-2 mas no computo geral teve muita sorte em não ser goleado.

Para meu espanto vejo depois Orlando Duarte (figurinha irritante) afirnar que o Benfica ganhou porque foi mais eficaz!!! Mais eficaz?!! Se o tivesse sido teriam ganho por ou 4 ou 5 amigo!! 3 bolas nos postes (uma delas bateus nos 2 postes!) , defesas fantásticas de Benedito e até golos falhados de forma displicente e ainda vem dizer que foram mais eficazes!

Espero que tenha sido o inicio de uma época bem sucedida!

sexta-feira, setembro 02, 2011

Rui Patricio a titular na Selecção

Portugal joga hoje em Chipre num encontro a contar para a fase de apuramento do Euro 2012.
É um jogo onde não se pode voltar a escorregar (recordo o 4-4 em Guimarães) e que poderá dar inicio (a nivel oficial) ao principio do reinado de Rui Patricio na baliza.
Confesso que não fui de inicio um um adepto das suas qualidades, mas há que admitir que evoluiu muito. Não será ainda um GR de top europeu mas reune potencial para isso.
Eduardo tem sido o titular (e fez um Mundial brilhante) mas também não é de top e ainda por cima é suplente no Benfica.
Há que ser justo, dar a titularidade a RP e acredito que temos ali GR para os próximos 10-12 anos.

quinta-feira, setembro 01, 2011

O Teimoso Jesus - Capdevilla

Está confirmado: Capdevilla voltou a ficar de fora da lista dea lista de jogadores inscristos para a Champions.
Não entendo. Sinceramente não entendo e não faz sentido.
Não faz sentido por uma série de razões. A começar pelo facto de pelo menos até agora Emerson não ter mostrado ser melhor que o espanhol. Depois porque se o brasileiro se lesionar não há uma verdadeira alternativa, isto porque o outro lateral é Luis Martins (que até gostei do que vi) mas nunca jogou verdadeiramente com graúdos, não tem experiência a alto nível, sobretudo para uma Champions. Se Emerson se lesiona ou é expulso, quem vai J.Jesus pôr?! Garay?? D.Simão??
Volto a afirmar: não entendo!
O que me parece é que uma vez mais JJ, volta a impor a sua teimosia, fazendo braço de ferro, pois Capdevilla não foi uma escolha sua e quando assim é, acaba por encostar quem não é um dos seus meninos.
Capdevilla é jogador rodado, experiente, com prestigio (campeão do mundo e da europa) e que náo merece passar por isto. Certamente que uma das razões que o levou a optar pelo Benfica, terá sido a possibilidade de jogar na Champions e agora fazem-lhe isto.
Este sim tem razão para se sentir desrespeitado e náo um Ricardo Carvalho. Não estamos a falar de ser titular, de ir para o banco ou bancada no jogo A ou B. É que este nem inscrito foi.
Vergonha Jesus!