quinta-feira, agosto 11, 2011

O Sporting

O Sporting ao contrário de anos anteriores, iniciou a época com grandes expectativas.
Quase tudo mudou. Mudou de Direcção, mudou de Treinador, mudou quase radicalmente de plantel.
Com tudo isto mudou também o discurso. Se nos últimos anos o discurso era o dos "coitadinhos" que não tinham meio para discutir o titulo com FC Porto e Benfica, para esta nova época deu-se uma viragem completa ao ponto de um dos elementos da Direcção Leoninia (Carlos Barbosa) ter vindo a público afirmar "daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid. Isso para nós é que vai ser importante. ". Para mim, isto não é confiança, isto é arrogância, ou se preferirem é lirismo.
Uma Direcção composta por 3 ou 4 ex potativos a candidatos à Presidência do Sporting, gente cheia de sede de protagonismo e de vaidade e que só vai atrapalhar o bom trabalho que Luis Duque e Carlos Freitas aparentam estar a realizar.

O investimento foi forte, gastou-se bom dinheiro, não se vendeu ninguém e foram buscar 14 jogadores, sendo que nenhum deles é português, caindo assim pela base aquele discurso já cansativo da formação.

Começou bem a época, com bons resultados no inicio da pré-época onde os indicices fisicos são reduzidos e ainda com alguns jogadores da principais equipas de férias, tenho ganho à Juventus. Era o inicio do euforismo, camisolas a venderem-se em brada, bilhetes de época também com boa saída e tudo apontava para um Sporting mesmo muito forte.

Chegaram os jogos com os espanhois e o templo ruiu. Derrota por 3-0 em casa com o Valência e Alvalade parecia estar em estado de choque e o seu Presidente foi a meu ver fraco, dando um péssimo exemplo, tendo emitido um comunicado na sequência dessa derrota, apresentando uma série de argumentos na tentativa de acalmar os ânimos. Mas porque raio um derrota num jogo de preparação tem de implicar todo este aparato?! Liderança forte Sr. Godinho!! Essas coisas ficam em casa.

Ainda não repostos dessa derrota, novo adversário espanhol, nova derrota, novamente 3 golos sofridos. O que vale é que dessa vez lá marcaram um. Depois veio a Udinese e com ela um empate a 2.

Desta pré-época dá para tirar várias ilações: Começa por perceber defensivamente há muito que trabalhar pois os buracos sao mais que muitos e todos têm responsabilidade. Ainda assim dá para ver que nos centrais começa a maior preocupação. Já havia Carriço (que parece não ter evoluido nada) e Polga (de quem sempre tive má impressão) e vieram na minha opiniao 2 fracas aquisições. Rodriguez é lento e jogo de cabeça mediano e Onyewu é poderissimo fisicamente e no jogo aéreo mas lento e fraco de rins. Já o conhecia de Inglaterra quando jogava no meu Newcastle a ideia não era a melhor e o campeonato inglês é óptimo para ele, pois é um campeonato onde as equipas jogam quase todas com verdadeiros pontas de lança, homens de área, mais lentos e que disputam muito no corpo a corpo. Não é isso que acontece em Portugal e até Espanha, onde as equipas sobretudo cá, jogam com avançados muito móveis, muito rápidos (os ciclistas como Mourinho lhes chamava) e que perante alguém táo pesado e desadaptado ao nosso futebol irá causar mossa. Recordo me que durante um ano ou dois, Luisao sofreu a bom sofrer até se adaptar. A diferença é que na altura veio para cá com 22 anos e por isso com muita margem de evolução, já Onyewu é rato velho (30 anos acho eu) e terá dificuldade em mudar.
Depois temos o enigma Evaldo. Era excelente no Braga, depois chega ao Sporting e parece outro. É a meu ver de cariz psicológico e talvez Domingo que já o treinou, possa mudar algo. Na direita J.Pereira é intocável.
Mas defender não é so tarefa dos defesas e no meio campo parece estar outro imbróglio. Que esquema? 3 homens no meio, num 4-3-3? Ou 2, num 4-4-2? Domingos ainda parece não saber e isso coloca problemas na estrutura defensivas, não havendo mecanismos, rotinas.
Rinauldo uma das novas aquisições parece ter convencido, mas é importante não esquecer uma coisa. Veio com ritmo de jogo, não precisou de fazer pré-época e sabe-se que nesta altura quem se destaca nesse capitulo é rei. Preciso de ver mais para confirmar se realmente é assim táo bom. Qualidade de passe essa está lá.
Veio Schaars, um holandês, internacional, que teve um grave lesão e que dizem ser bom. Atenção que na Holande defender não é com eles. Gostam é de bola e ir para cima da defesa. Golos com fartura (Wolfswinkel que o diga) e pouca cultura táctica. Se tivermos em conta que ele é um 8......
Se o esquema for com 3 elementos no meio campo, falta um. Matias Fernandez tens excelentes pés, mas é intermitente e tacticamente complica pois não ajuda muito nos aspectos defensivos. Para jogar ele, eu poria então André Santos no lugar de Schaars.  Se este se mantivesse eu poria Luis Aguiar, jogador de quem gosta muito e que equilibra a equipa defensivamente e ofensivamente, desiquilibrando também com o seu forte remate.
E depois? Ui complicado! Capel em condições normais é indiscutivel (acho táo estranho ter sido vendido e ainda por cima táo barato! Será que não se passa nada com ele?!) faltando um ala. Yannick tem estado bem, mas rende mais da esquerda e aí já está Capel. Há Jeffren que teve alguns bons jogos no Barcelona.....há Ismailov que é um grande jogador (!) e não sei se Rubio nao pode jogar ali, e se há jogador que teve bem nesta pré-época, esse alguém é o chileno.
E no ataque? Postiga na selecção tem estado bem. No Sporting a história é outra. Ha Wolfswinkel que precisa de tempo e sem pressão e há Boijnov que antes da grave lesáo era muito bom. Domingo tem a palavra.

Domingos que tem de perceber que agora tem de jogar para ganhar e náo apostar no contra-ataque como fazia no Braga. Isso muda muita coisa! Tenho dúvidas que ele tenha mãozinhas para mudar a sua filosofia.

Algo importante que falta a este Sporting: um LÍDER! Carriço não me parece que o seja. Mas haverá alternativa?

2 comentários:

  1. Caro Karlos, subscrevo na íntegra o teu post e estou em crer que o tempo dirá o que vai acontecer, é que se o sporting, nos próximos tempos, não andar na Liga dos campeões, não poderá reforçar-se com investimento idêntico ao desta época e sinceramente, parece-me que jogadores como, o central americano, cjuo nome não me lembro, Schaars, O avançado holandes também de nome complicado e outros que mais, são autênticos flops.

    ResponderExcluir
  2. Caro Karlos, só agora vi um comentário elogioso que me deixaste em relação aos gráficos do meu blogue.
    Desde já agradeço o elogio, na verdade, o que aconteceu, foi que o Manuel, do blogue do Manuel, falou-me de uns amigos benfiquistas que residem em frança e que redesenharam o seu blogue, dando-me o seu mail.
    Falei com o grande obreiro do meu espaço, o blogger benfiquista, dei-lhe a ideia do que pretendia e o visual que gostaria de apresentar e cedi-lhe temporariamente os direitos de admnistracção, saindo este trabalho que realmente considero magnífico.
    Ou seja, ele sim, merece os mais amplos elogios, embora claro, algumas coisas na lateral direita do blogue, tenham sio por mim colocadas, mas os atalhos e algumas outras coisas são obra dele.
    Felizmente, pelo que vejo por essa bolgoesfera benfiquista, há imensos blogues com design soberbos, o teu por exemplo, tem um fundo fantástico, apenas acho que não devias tapá-lo com o fundo para o texto, seria mais engraçado escrever sobr o próprio fundo do teu blogue.
    Um grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir