quinta-feira, agosto 04, 2011

PABLO AIMAR

Pablo Aimar é um daqueles jogadores que caiu no goto dos benfiquistas. Idolatrado pela quase totalidade dos adeptos, devo contudo confessar que não partilho dessa adoração pelo jogador argentino.
Tem realmente uns pezinhos maravilhosos, com uma qualidade de passe muito boa, com uma excelente visão do jogo, sendo excelente a jogar em jogo apoiado com colegas que entendem bem  o seu jogo, como é por exemplo o caso de Saviola.
Mas o problema para mim ( e cada pessoa tem a sua forma de pensar o jogo e por isso existem tantos diferentes sistemas, tácticas e filosofias de jogo) é que ter fantásticas qualidades quando se tem a posse de bola, para mim não chega! Pelo menos no que a um jogador que joga na zona central do meio campo. Aceito que um extremo puro ou avançado possa ser assim, mas nunca um jogador que actua na posição de Pablito.
Este tem sido a meu ver o maior problema do Benfica nos últimos anos e que apenas foi atenuado quando Ramires ainda cá estava, o qual vindo da meia direita, acaba por ser o ajudante de Javi Garcia.
Vejo Pablo Aimar e como disse delicio-me com os seus passes, com a sua posse de bola, com a sua capacidade de abrir linhas de passe para os seus colegas, mas irrita-me profundamente ver um jogador sem capacidade para pressionar um adversário, para recuperar bolas quer no chão quer no ar.
Ter bons pés não chega. Para isso Rui Costa teria continuado a jogar! Há que ter mais! Veja-se um jogador muito parecido a Aimar, também ele Argentino e que muito cedo voltou para a Argentina pois na Europa se não defende…vai para casa! Falo de Riquelme.
Em termos humanos, adoro Pablito e penso que poderia / ser um dos capitães, mas o facto de ser titular causa grandes problemas ao Benfica que fica com um meio descompensado, sendo habitual ver Javi Garcia contra o mundo.  Ter um jogador como Witsel é preferível pois tem qualidades com a bola nos pés (claro que não tantas como Aimar) e tem muito mais muito mais qualidades sem bola que o argentino (que diga-se de passagem em 3 épocas só marcou 10 golos para o campeonato o que é manifestamente pouco).

3 comentários:

  1. São obviamente opiniões, eu discordo completamente, isso é dizer o mesmo que Rui costa seria um dos grandes problemas do Benfica, pois são jogadores similares.
    Apesar de eu achar que ele em matéria defensiva vai cumprindo não sendo a sua especialidade, lembro que com Ramires, a sua liberdade de acção foi soberba,ou seja, tendo um jogador como Witsel que faça papel semelhante, Aimar em forma é sempre uma mais valia.

    ResponderExcluir
  2. O ultimo ano de Rui Costa no Benfica foi um problema!
    Nós temos de perceber que temos um esquema de jogo implementado e nos quais cabem ou não determinados jogadores.
    Ontem por exemplo Aimar tinha 2 homens atrás dele (Witsel e Javi Garcia) e ai as debilidades defensivas de Aimar já preocupam muito menos. Agora a questão coloca-se quando ele joga como 10 puro num esquema de losangulo, o qual requer uma grande disponibilidade fisica e tactica, algo que Aimar não consegue dar.
    Agora se me disseres que jogamos em 4-2-3-1, sendo 1 dos 3, entáo ai sim a conversa muda

    ResponderExcluir
  3. Karlos , Karlos...

    Pedes que Pinin Farina depois de desenhar mais um fantástico Ferrari desça às oficinas e monte uns pistons, pq tem tempo; ou que o Maestro nas pausas das indicações q dá à orquestra desça do seu púlpito e vá runfar num qq tambor q esteja ali à mão...

    Aimar é um principe, e não fosse os problemas fisicos q sempre o apoquentaram ao longo da carreira tinha sido um dos maiores a nivel mundial.

    Do equilibrio ou desiquilibrio defensivo q dizes criar na equipa não entendo tanto assim, é claro q não é um jogador voluntarioso na reacção à perda de bola, mas trata-se de um elemento q ocupa os espaços q precisa de ocupar a defender, vejo-o a cortar linhas de passe do adversário constantemente, trata-se de pura inteligência ao serviço da equipa e do jogo, aliando a esta inteligência um sentido estético brutal, tudo em Aimar flui como se de uma sinfonia perfeita se tratasse.

    Depois de falar dos seus pontos menos bons, temos de ver onde é forte, no plano ofensivo, é fortissimo, tanto em virtuosismo, com passes magistrais, tabelinhas impensáveis ou fintas inesperadas, como na parte mais mecanica do funcionamento da equipa, com Pablo em campo a equipa está mais vezes equilibrada e coordenada do q sem ele.
    Fazendo as contas ao "custo" vs "proveito" de ter Aimar em campo, é por demais evidente que o "proveito" ultrapassa largamente o "custo".

    São Aimars q enchem estádios e nos fazem sonhar com o jogo, são estes a essência do futebol e cada vez são mais raros devido à "musculação" q o jogo tem sofrido, actualmente o jogador é um atleta de alta competição diminuindo o artista q há em si, felizmente ainda vamos vendo uns Aimars para nos alegrarem, senão qq dia parece q estamos a ver atletismo, de tão previsivel q o jogo se torna.

    D

    ResponderExcluir