quinta-feira, agosto 04, 2011

PINTO DA COSTA E O NEGÓCIO MOUTINHO

Muito se tem falado na CMVM e muito se tem falado na gestão de LFV que tanta critica tem recebido e na gestão de Pinto da Costa (com resultados desportivos efectivamente brilhantes) a qual ninguém ousa questionar seja a que nível for, mesmo sabendo que há por ali muita trafulhice e muita incompetência.
Veja-se agora o negócio João Moutinho.
A 4 de Julho de 2010, o FC Porto adquiriu, por 11 milhões de euros, o passe de João Moutinho ao Sporting, que ficou com o direito a receber 25 por cento da mais-valia que se venha a verificar numa futura cedência do jogador pelo FC Porto a outro clube, por um valor superior a 11 milhões de euros.
Logo depois de comprado o passe ao Sporting, vendeu 37,5% do passe do jogador a uma empresa holandesa (os tais fundos de investimento e que agora tantos problemas causaram à CMVM no caso Roberto) que se diz pertencerem a elementos que não passam de testas de ferro de Pinto da Costa.  
Mas deixamos de lado, esta coisa de serem ou não portistas, pois há duas situações que aqui se colocam.
A primeira é que na pratica venderam mais de 1/3 do passe logo de imediato sem qualquer lucro e a segunda é o facto de ontem o Porto ter emitido um comunicado que recompra 22,5% pelos mesmo 4 milhões!! Ou seja paga o mesmo que recebeu só que 15% do passe fica na posse do tal Fundo de Investimento!
Temos então, este Fundo dos testa de ferro de Pinto da Costa, que a custo zero fica com 15% do passe de Moutinho. Lucro de cerca de 6 milhões de euros investindo zero!
Será que aqui ninguém estranha? Onde anda a CMVM?? Onde anda a PJ?? Ninguém vê a fuga ao fisco no valor de milhões!?

Um comentário:

  1. Meu kromo,

    Já ouviste falar no termo 'valorização' ?!
    Então eu vou-te explicar:
    - O fundo ajudou o FCP a comprar o João Moutinho, ou seja, o FCP diluiu o risco com a ajuda desse fundo, isto sem saber se o Moutinho ia ser jogador ou não(sim, porque jogar no FCP não é a mesma coisa que jogar na capital).

    Vai daí o Moutinho excedeu as expectativas e o seu passa valorizou, pelo que o FCP se quis recomprar parte do que havia vendido teria que dar mais dinheiro (ou o mesmo por inferior percentagem)

    Percebeste ou queres que te faça um desenho ?!

    ResponderExcluir